Menongue - O cónego Apolónio Graciano reconheceu sexta-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, que como resultado da paz, em vigor há 12 anos, actualmente verifica-se um decréscimo do número de pessoas a mendigar pelas ruas das cidades do país, fruto das políticas do Estado Angolano e do trabalho da sociedade em geral.

Fonte: Angop

“Eu  defendo a moral pública, por isso, aqui fica este apelo”

O sacerdote da igreja Católica fez esta apreciação quando dissertava o tema “ A paz e os seus ganhos, uma conquista de todos os angolanos”, no âmbito da campanha de exaltação dos feitos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

 

“Se antes da paz havia milhares de mendigos nas nossas cidades, hoje existem em número inferior e cada mais se verifica um esforço do Estado angolano e da sociedade angolana em geral, por diminuir tal síndrome”, destacou.

 

Realçou que os ganhos da paz são totalmente visíveis em todos sectores, quer na saúde, educação, infra-estruturas, estradas, pontes, entre outros.

 

Sublinhou que, por formas a preservar a paz, o Presidente da República tem sabido perdoar e responder com serenidade e calma, face aos insultos de que tem sido alvo, por parte daqueles que usam de palavras obscenas para denegrir a sua boa imagem e o seu trabalho.

 

Apolónio Graciano apelou, na ocasião, aos demais políticos angolanos, a seguirem o exemplo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no seu esforço pela manutenção e preservação da paz, com atitudes e gestos nobres.

 

Afirmou, por outro lado, que a paz constrói-se com sacrifícios, atitudes, gestos e muitas vezes os seus autores abnegam-se de questões pessoais, para buscar o bem-estar do próximo, seguindo os princípios plasmados nas sagradas escrituras.

 

“Nenhuma palavra desagradável saia da vossa boca, mas apenas a que for boa, que edifique, sempre que necessário, para que seja uma graça para aqueles que a escutam e não ofendais o espírito santo de Deus, sê-lo para o qual fostes marcados para o dia da redenção” disse.

Padre defende maior engajamento da sociedade na defesa de valores morais

 

O cónego Apolónio Graciano defendeu, maior engajamento da população na defesa dos valores morais e cívicos, para a construção de uma sociedade digna e livre de influências negativas, que colocam em causa a cultura nacional e a moral pública.

 

Ao dissertar o tema “A paz - uma conquista de todos os angolanos”, o prelado católico apelou às instituições de direito, sobretudo àquelas ligadas aos movimentos e organizações de acompanhamento à juventude e à sociedade, de uma forma geral, a trabalharem no sentido de banir todas as formas publicitárias que destacam a nudez feminina, colocando-as em publicidades de bebidas.

 

“ Eu sou padre e eu defendo a moral pública, por isso, aqui fica este apelo. Se queremos realmente uma paz acompanhada de comportamento digno, não podemos aprovar estas publicidades onde aparecem jovens seminuas com cervejas na mão”, observou.

 

Para o padre, a sociedade deve acompanhar o progresso da paz com responsabilidade, apostando para tal numa moral cívica, madura e séria, para provar ao mundo que de facto os angolanos são um povo educado, com verdadeiro sentido ético e que valoriza a sua moral.

 

Deplorou o comportamento de alguns jovens que fazem o mal uso das estradas, exagerando na velocidade dos seus veículos automóveis, o que tem causado muitas mortes por acidentes.

 

Para estes, o prelado apelou a prudência e a condução dentro dos limites da velocidade, estabelecidos legalmente em função das diferentes estradas.

 

“Alguns cidadãos com os ganhos da paz estão a fazer mau uso dos aceleradores e das mudanças das suas viaturas e das motorizadas ao ponto de perderem a vida nas estradas", pontualizou, solicitando prudência na condução.