Kwanza Norte - De acordo com fontes contactadas pelo Novo Jornal, o governador provincial do Kwanza-Norte, Henrique Júnior, não se sente tranquilo no palácio onde reside, localizado na cidade de Ndalatando, alegadamente devido a um conjunto de episódios caricatos que atentam contra o seu sentimento de segurança.

Fonte: NJ
Governador do Kwanza Norte.jpg - 53.97 KBEm 2007, quando se encontrava em missão de serviço na capital do país, um indivíduo, que dizia ter vindo do cemitério, entrou no palácio sem que os guardas se apercebessem da sua presença.

O infiltrado pernoitou no palácio, dormindo na cama do governador, e usou o seu pijama. De manhã, depois de um banho, dirigiu-se à cozinha para tomar o pequeno-almoço e, de imediato, foi interceptado por um dos guardas. Interrogado sobre como entrou no palácio, o homem limitou-se a olhar e, posteriormente desapareceu.

Há dias, o governador deparou-se com mais uma cena caricata. De regresso do serviço, depois de uma jornada laboral, Henrique Júnior encontrou fezes na sua cama. Interrogado o pessoal do protocolo sobre a ocorrência, este alegou não ter conhecimento da situação.

Recentemente, o governador encontrou no interior da sua pasta de serviço uma enorme surucucu (grande cobra) morta. Esses acontecimentos têm alegadamente perturbado Henrique Júnior que, segundo algumas vozes, considera estar a ser alvo de perseguição e intimidação. O Novo Jornal contactou o governador, que não
quis comentar o assunto.

O ancião António Quissanga contou que “todas aquelas manobras são levadas a cabo pelos seus detractores”. “Os que estão a fazer aquelas coisas não estão longe. No meio do seu elenco é onde há problemas”, acrescentou o ancião, sugerindo que o governador deve “fazer urgentemente” mudanças a nível do protocolo e de segurança.

Segundo ele, as pessoas muitas vezes não sabem o que querem. “Todo o governador que aqui trabalhou nunca foi bem visto. O que é que as pessoas querem”, interrogou-se António Quissanga.