Lubango - A Província da Huíla está a ser muito mal governada, e muitas vezes nós huilanos pensamos que o presidente de Angola não tem tanta preocupação com o sul quanto tem pelo norte do país. Gritam aos quatro ventos que Angola é um país UNO E INDIVISÍVEL mas o que conseguimos constatar na prática é bem diferente. Não existe um grande interesse para conter a greve, criar melhorias e dar uma resposta firme ao SINPROF –HUÍLA.

Fonte: Club-k.net

Se essa situação de greve prolongada ocorresse em Luanda, a greve não duraria duas semanas, porque Luanda é o local de disputa, tanto é que as obras que Luanda regista são muito superiores a tudo que se faz no restante do país.

Huíla – Bueiro de Governantes Analfabetos

Quando o país entrou no período eleitoral passado o partido MPLA viu-se a braços com diversos problemas para conquistar votos diante da classe intelectual, o povo pensante. Uma das províncias conhecidas como de acadêmicos é da Huíla. Viu-se ainda a braços com a situação melindrosa vivida por conta das demolições efectuadas no Lubango pelo governo provincial. Tudo isso, além de outras situações adversas que o povo nessa zona do país vive, pesou muito na hora da tomada de decisão: QUEM DEVE GOVERNAR A HUÍLA?

Agentes do SINFO, Directores Provinciais de Gabinetes de Influência e até Chefes da Polícia no Lubango, afirmaram que o presidente da República de Angola recebeu o soba grande da Huíla que o fez lembrar que os Huilanos votaram muito no MPLA e que agora é hora de um homem da terra [Nyaneka] tornar-se governador provincial da Huíla. Os Nyanekas são altamente tribalistas, e basta ver que quando o actual governador provincial da Huila assumiu o cargo tirou de perto de sí todos os umbundos ou pessoas que não são da etinia Nyaneka.

Reparem que os seus assessores principais são todos “kuata ña”, e de preferência aqueles cujo carâcter seja de fácil subserviência. Quando um outro Nyaneka se mostrar mais esperto que ele com certeza é digno de uma boa guinada para bem longe do governo.

Não penso que o Virgílio Tyova tenha um carâcter melhor, aliais, é um homem muito arrogante que não tem carisma para liderar nada além de seus negócios pessoais. Mas o camarada é formado em Direito, então o MPLA apostou nele como segundo secretário provincial e deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial da Huíla, e isso lhe dá a possibilidade de desejar ascender à outros cargos maiores de liderança. Mas a verdade é que existem pessoas melhor qualificadas e de carâcter para dirigirem a província da Huíla, pessoas com integridade e que dirigirão a província da Huíla rumo à patamares elevados.

Quando o actual governador era o primeiro secretário provincial do MPLA na Huíla usou o seu cargo para fazer uma resistência pacífica à Isaac Maria dos Anjos. Foi tanto que os quadros da sua tribo, que estão no governo provincial, alimentaram muito ódio contra o Isaac do Anjos, e até “mambali ” feitiço, fizeram para que aquele governante experimentasse problemas na sua gestão e fosse afastado pelo presidente. A primeira decisão de Marcelino Typingui foi afastar para bem longe de si todos os pensantes. Um dos afastados foi também o umbundu vice-governador para a esfera Social e Política, José Arão Natanael Tchissonde. O Rapaz, vindo das camadas de base do MPLA, representava sim uma verdadeira ameaça ao seu posto, porque já fora secretário provincial da JMPLA, tinha granjeado prestígio, e é um jovem muito visionário e trabalhador. Basta olharem o que o rapaz está a fazer de Kalukembe. Com um pequeno orçamento disponibilizado pelo governo centrar à kalukembe, nova centralidade está sendo erguida naquele município. Nunca, em toda história desse município, se experimentou o desenvolvimento que esse jovem governante está a trazer hoje.

FALTA DE CAPACIDADE

A equipa de Marcelino Tyipinge não pode fazer tudo para resolver os problemas da província, mas de certeza que se fossem pessoas PROATIVAS alguma coisa saberiam fazer. A província tem um dos maiores parques industriais do país e se houvesse criatividade poderiam produzir soluções integradas com os recursos que recebem. É irritante como os nossos governantes trabalham. Eu entro e saio do governo provincial e vejo como aquela gente está caduca e viciada e chega a doer-me o estômago. Não têm criatividade para resolver problemas do povo a menos que o presidente da república lhes diga o que fazer. Eles reclamam que não podem fazer mais porque a nível central não são disponibilizadas mais verbas. Mas, as verbas que têm não chegam, nunca chegam para nada.

São milhões de dólares que são canalizados todos os anos para todas as províncias, para diversas áreas, mas há 12 anos que esses milhões de dólares são canalizados e as infraestruturas permanecem as mesmas. São prédios velhos, ruas esburacadas, falta de água e energia, falta de merenda escolar, falta de salas de aulas, falta de qualidade na educação, e quando se pergunta porquê, eles dizem que estão a trabalhar debaixo de uma estratégia superior, e aí põe-se a reverenciar a excelência presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

É irritante, todos os governantes [mostrando quão incapazes e burros são] não fazem um discurso social sem citar a sábia liderança do presidente. Não inauguram uma fossa pública sem citarem a sábia liderança de José Eduardo dos Santos. E José Eduardo dos Santos, diferentemente desses nabos governadores, está cercado de assessores velhos que têm grande experiência de guerra e de liderança em todos os contextos, bem formados e estagiados em inteligência e contra inteligência militar fora do país, tem jovens assessores formados nas melhores academias militares e de tecnologia do mundo, tem assessores estrangeiros a mostrarem o caminho a seguir, e está cansado da burrice que os “kuata ña” vivem tentando fazer nessa parcela do país, e outros governadores também. Reparem que o único governador inteligente, Isaac Maria dos Anjos, não perde tempo bajulando o presidente, nem em privado muito menos ao público. Aquele governante trabalha, e trabalha mesmo, e quando elege alguém para o seu círculo próximo de liderança, ele o faz pela Competência e pelo Potencial que nota na pessoa. Foi assim que elegeu o Silvano Levi para administrador Municipal do Lubango, viu naquele jovem potencial, potencial que o jovem não soube aproveita, antes, tornou-se rapidamente corrompido pelo poder, e desviou-se aos prazeres desse mundo, muitas mulheres, bebida, farras, prostituição e roubo.

É esse o problema que a maioria dos governantes experimenta hoje. Confrontados com a capacidade de exercer o poder, desviam-se moralmente rapidamente. A falta de carácter e de ética, acompanhada de falta de vontade política e sentido de missão faz com que um governador provincial, cercdo de empresários fortes, não tenha capacidade de “trocar as fraldas” dos seu grupo. Tem que esperar o presidente da República tirar o biquíni do ministro da educação e das finanças para repor a legalidade. Só que o governador da Huíla não se deu conta que é melhor renunciar seu cargo por falta de competência que esperar ser subistituido por alguém melhor que ele e cair no esquecimento.

O feitiço que eles fizeram lá na Chibia está a voltar contra eles, porque, se Isaac dos Anjos saiu como saiu [melhor governador que a Huíla já teve], esse sairá como o pior de todos. O que conta é o pulso firme durante a sua gestão, o que conta é ser homem forte, e não um babaca com medo de outro homem igual só porque exerce o poder, esquecendo-se que tudo passa, tudo tem seu tempo, e os homens lembrar-se-ão de tí pelos erros ou pelos acertos realizados durante a sua vida, e nada mais. O governador Provincial da Huíla, Marcelino Typinge que hoje luta contra outro conterrâneo seu, sairá da liderança e terá seu nome veiculado aos piores que já passaram por aí. 

FALTA DE CRIATIVIDADE NA GOVERNAÇÃO

Já está muito mais que evidente que o reservatório de ideias dos governadores provinciais em Angola, tem em sua maioria pólvora e pensamentos de morte. Foram guerrilheiros, nunca estudaram [em escolas de verdade, não esse lixo à que denominamos universidade, ou ensino médio técnicos, todos enfestados pela corrupção] Administração de Empresas, Marketing e Economia, Sociologia Política, Tecnologias de Informação e Comunicação, Relações Internacionais, Ciência Política e outros ramos do saber para melhor dirigirem um país. Meus irmãos, antes eu escrevia com a intenção de esperar dessa gente algo de valor, mas agora eu escrevo apenas para a próxima geração saber que existiram pensadores angolanos completamente conscientes, não alienados da realidade, mas também puros o bastante para não se contaminar com o refugo moral que estraga essa sociedade. Essa gente que governa a nação não tem capacidade de criar soluções além da guerra. Reparem o que eles falam toda vez que se deparam com manifestações pacíficas: ACUSAM A UNITA, ACUSAM A CASA-CE, MATAM MANIFESTANTES DE ESTAREM A QUERER VOLTAR À GUERRA, MATAM OPOSITORES. Isso significa que é o pensamento que portam até hoje sai pelas suas bocas toda vez que são confrontados com oposição. Não conseguem lidar com a pressão sem pensar em eliminar o concorrente, e não encaram um concorrente como positivo para o incentivar a melhor, pelo contrário, concorrente e opositor são sinônimos em seus dicionários. É tanto que comparam os professores em greve com manifestantes pró-russos que odeiam os Ucranianos, ou ainda, afirmam que quem está em greve quer o mal do país. Como é possível tanta burrice numa cabeça só? A resposta é óbvia: Isso é o que enche os seus corações: Guerra. Fome de sangue. Vontade de matar.

COISAS QUE UM GOVERNADOR... ACESSOR... DIRECTOR... INTELIGENTE PODERIA FAZER

Se o governador da Província fosse inteligente criaria algumas soluções através de investimento privado local. Criaria um fundo local para aumentar o salário dos professores [e função pública] através da participação de iniciativas locais. Os empresários todos de província da Huíla deveriam reunir-se [com o tal governador] e criar um fundo social provincial, e esse fundo seria canalizado totalmente para pagar os subsídios dos professores. Tendo todos os subsídios pagos [férias, deslocação, risco e isolamento] mensalmente, mesmo que houvesse um motivo forte para atrasar os salário do professor [como canalização de fundos na guerra ou reconstrução nacional] o profissional teria sua situação salarial amenizada e a vida de sua família estabilizada.

Se o motivo de faltar dinheiro para os professores não for fraudulento [porque se o governo central está a assistir de camarote é porque enviou o dinheiro sempre], ou os bilhões investidos na recuperação do BESA [não faria sentido] então o governador provincial da Huíla deveria saber ser um grande conciliador, uma pessoa capaz de dialogar com paz e amor com os professores, e não fazer guerra psicológica que em nada abona sua imagem.

Mais de 1.000 empresas funcionando na província e pagando impostos regularmente, crescendo profissionalmente, poderiam, com toda certeza, sentar e encontrar formas e incentivos para os professores da província. O governo poderia, com isso diminuir impostos para suas empresas no final do ano.

Se o esforço para reconstruir Angola é todos os angolanos, então porque na hora de se resolver os problemas os que são chamados de governadores não conseguem pensar em nada?

Se tem havido desvio dos fundos por parte de actuais autoridades do ministério da educação ou se existe um esquema montado por anteriores governantes da Huíla, essas pessoas devem ser denunciadas e publicamente expostas, condenadas e presas até que paguem o último centavo roubado dos cofres do estado.

Por último, o governador provincial deveria tirar a sua filha do Brasil e coloca-la a estudar na universidade Manudme, se acreditasse na sua própria governação. Se ele acreditasse que está a lutar por melhorias, então o maior exemplo seria esse, que nenhum dos seus filhos saísse do país.

COISAS QUE UM GOVERNADOR... ACESSOR... DIRECTOR... INTELIGENTE PODERIA FAZER

Dialogar, Dialogar, Dialogar, Dialogar até à exaustão, e sem ameaçar ninguém. Conversar como um pai de família pobre que também sente a necessidade de melhorar de salário e dar melhores condições de habitabilidade aos seus filhos. Criar um fórum aberto de perguntas e respostas com os professores e outros profissionais a fim de que esse ambiente mostre que existe sim uma vontade política de resolver os problemas do povo, e não fazer dos professores meros mendigos. O governante precisa aprender a respeitar o cidadão, pois se o cidadão não existisse e não trabalhasse em hospitais, escolas e exército o caos se instalaria. Precisa nascer a consciência de que trabalhamos para o povo e não o povo para nós, que trabalhamos todos por um e um por todos, e que o esforço da maioria deve realmente ser para um bem maior e comum a todos nós. Enquanto houver o sentimento de superioridade por parte de quem governa porque tem carro de luxo e do ano, condições todas criadas e uma arma para matar quem se opuser, só crescerá o ódio nos corações e uma revolta maior poderá acontecer há qualquer momento.

COISAS QUE UM GOVERNADOR... ACESSOR... DIRECTOR... INTELIGENTE PODERIA FAZER

A equipe qualificada para governar a Huíla hoje, com carácter e ética [eu quero dizer pessoas íntegras que não estão interessadas em enriquecer a todo custo por terem vivido sempre à fome e em guerra] estão bem ofuscadas e em perigo de extinção porque os leões velhos e temidos até pelo Bureau Político do MPLA na Huíla estão na activa. Nós conversamos com a JMPLA, membros do MPLA, e sabemos que tem gente que pensa. Só não sabemos que critérios afinal são levados em conta na hora de indicar um governante. Isso eu realmente tenho muita curiosidade em saber.

Mas, de acordo com o que agente observa aqui no Lubango, dentro do próprio governo provincial e do parido no poder existe pessoas sérias para governar, e também existe gente séria para assessorar e aconselhar.

Para Governador Provincial da Huíla = CAMARADA CUNHA VELHO.  Esse senhor é um grande e capaz governante, além do profundo conhecimento que tem sobre políticas públicas e dos meandros da própria província tem capacidade e tenacidade para lidar com a juventude de uma forma exemplar. Ele realmente preocupa-se em resolver os problemas afetos à sua área. Mas encontra-se ofuscado pelo pelouro superior e tribalista. O camarada é mulato e visto pelo espectro da sua côr e raça e não pela sua competência. Quando se conversa com ele ou se recebe ensinamentos em palestras desse senhor a pegunta que fica é sempre: Será que o presidente da República conhece mesmo as pessoas que indigita para governador, administradores, vice governadores ou apenas advinha?

Vice Governador Para Esfera Social = CAMARADA CATIVA. Homem íntegro, o único que passou pela liderança da JMPLA e pela Assembleia Nacional que não ostenta riquezas famigeradamente roubadas durante a sua gestão. Pai de família, homem íntegro e pacífico, mas muito estudioso, um grande intelectual, bem formado e fazendo mestrado actualmente. É um camarada que só não faz mais pelos jovens de todos os partidos, sem distinção, com justiça como lhe é característico, porque não representa poder nenhum. É apenas uma sombra.

Vicê Governador para Esfera Econômica = Sr. ADALBERTO CHIQUETE. Licenciado em Agronomia numa Universidade Pública Brasileira, PHA também em Agronomia, jovem, cristão verdadeiro e pai de família, esposo de uma pastora formada em Teologia Evangélica pelo ISTEL e mestre, no Brasil, esse jovem é tão competente que deveria ser ele vice governador para área social antes mesmo de ser assessor do vice governador.

Administrador Municipal do Lubango = CAMARA JULIANO TYAMUKUAVO. Pastor, homem íntegro, que só não ostenta riquezas como todos os que já desempenharam os cargos que desempenhou por conta da sua integridade e desejo de agir com justiça.

Assessor do Governador para Esfera Económica = Dr. JORGE CAMBINDA.  Licenciado em Economia, Mestre por uma Renomada Universidade Espanhola e Conferencista Internacional. Eu não sei se a Huíla tem hoje um quadro formado em economia tão competente quanto o Dr. Jorge Cambinda. A sua bagagem profissional é invejável. Foi Administrador do PAM, TEAR FUND REGIONAL DE ÁFRICA AUSTRAL, CARE INTERNATIIONAL, Professor de Economia e Consultor Independentemente.

É claro que essas pessoas não são todas, existem muitas outras competentes, bem formadas e sem a formatação de uma mentalidade de guerra. Ainda existem quadros jovens em outros partidos, mas, de certeza que o interesse das pessoas que governam Angola é apenas proteger seus investimentos.

Somos apenas contribuintes do investimento privado dos governantes, então ficaremos ó no sonho. Até que um dia Deus nos dê governantes anticorrupção.

Elias Chivangulula

Lubango, Angola, 04 de Agosto de 2014.