Luanda - MENSAGEM DA JURA ALUSIVA AO 03 DE AGOSTO DATA DO ANIVERSÁRIO DO NOSSO MEMBRO Nº 1

Excelência Sr Presidente do Partido Dr Isaias Enriques Ngola Samakuva
Excelência Sr Secretario Geral do Partido Engº Vitorino Nhani
Ilustres Convidados
Minhas Senhoras e Meus Senhores

“ Os que morrem vivem para sempre, se a sua causa é de toda gente”
Permitam-nos, com toda honra saudar o povo do Kwanza-Norte, pela hospitalidade, alegria e o calor patriótico desta terra linda, Ndalatando, que já foi um dia a cidade-jardim de Angola. A JURA, saúda a realização do acto central do 03 de Angosto, nesta provincia, rica em cultura, em agricultura e da indústria e acariciada pelo maravilhoso rio Kwanza. Mas a maior riqueza do Kwanza-Norte é o seu povo alegre e acolhedor. Foi aqui que nasceram grandes quadros da nossa UNITA e do nosso país.

É nessa interação da UNITA com o Povo, que viemos hoje testemunhar a inauguração do novo Comité do Partido, que vai permitir melhores condições de trabalho e sintonia com os militantes, amigos e o povo em geral. E isto acontece, num dia importantíssimo da nossa história, pois, foi num dia como hoje em 1934, no Munhango, que Angola viu nascer um dos seus melhores filhos a quem seus pais, Loth Malheiro Savimbi e Helena Mbundu deram o nome de Jonas Malheiro Savimbi.

Foi ele que nos indicou o caminho da Independencia Total e da dignidade do homem Angolano, colocando-o no centro de todas as atenções. Foi assim que nos foi legado o grande lema que também é nossa principal canção: 1º o Angolano, 2º o Angolano, 3º o Angolano e o Angolano sempre. Os esforços do Dr Savimbi, não se resumiam apenas para os Angolanos, mas também para todos os Africanos, inspirando-se nos pais das Independencias Africanas tais como Félix Houphouet-Boigny, Gamal Abdel Nasser, Kwame Nkrumah, Jomo Kenyatta, Sédar Senghor e outros.

Em companhia daqueles que são hoje conhecidos como os Conjurados do 13 de Março, fundou a UNITA que é nossa grande herança, o nosso forte escudo e o nosso multifuncional instrumento para a construção da Angola dos sonhos dos nossos antepassados, Angola dos sonhos dos nossos heróis, Angola dos nossos sonhos também.

Uma Angola capaz de responder aos mais elementares anseios do seu povo; uma angola em que o varredor, o carpinteiro, o engraxador, o engenheiro e o doutor se sintam dignificados, respeitando uns aos outros, trabalhando de mãos dadas para colocar Angola, como a estrela mais brilhante na constelação das nações prósperas. Dos ensinamentos do Dr. Savimbi, sabemos que os homens anavalhados pela morte passam. Mas a sua obra fica para merecimento dos vivos. Graças ao Dr. Savimbi hoje respiramos o ar da Democracia, embora não sendo na sua plenitude. Graças ao Dr. Savimbi temos quadros capacitados para continuar o projecto de Mwangai, porque não foram poucos os seus esforços na formação do homem, em todos os domínios do conhecimento.

A veia poética do Dr. Savimbi foi e ainda é fator de inspiração da luta, tanto nos momentos de vitória, como nos momentos difíceis. E como escritor deixou-nos várias obras. Seus pensamentos são hoje luz do nosso caminho para a vitória. Temos a Bíblia, a Escola e a lâmpada do nosso caminho que não se apaga. O saudoso Dr savimbi, a quem rendemos a honra e fidelidade pelos seus ensinamentos; temos o líder o nosso irmão mais Velho o Presidente da UNITA, o Dr Isaias Samakuva a quem devemos cerrar fileiras em defesa da sua integridade física e moral, para continuar na vanguarda da nossa marcha; temos o poio do Povo e de todos amantes da justiça, temos a razão, o fundamento suficiente da luta para criar transformações profundas. Nós, temos tudo para ganhar em 2017. Dr Jonas Savimbi, Dr Isaias Samakuva, a JURA responde pronto para trabalhar afincadamente e concretizar a vitoria da UNITA em 2017.

Quem vive – é a Angola Quem vive – é a UNITA, Quem vive – é o Dr Savimbi

Ndalatando aos 03 de Agosto de 2014

O Secretariado do Comité Nacional