Massangano - O bispo da Diocese de Ndalatando, Dom Almeida Canda, apelou neste domingo, em Massangano, município de Cambambe (Cuanza-Norte), os fiéis católicos a resistirem com fervor à toda espécie de ódio, de vingança e à intolerância, para que se possa construir uma sociedade justa.
          Apontou a construção da paz por via do perdão
Fonte: Angop
Dom Kanda.JPG - 11.13 KBO apelo foi lançado durante uma missa de acção de graças que encerrou a IV peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, na mesma localidade, tendo na sua homilia sublinhado que o mundo continua a caminhar titubeante, pela falta de concórdia, particularmente em Angola, onde se precisa ainda continuar a cultivar o respeito pelas diferenças ideológicas, para a convivência fraterna entre os seus filhos.

Dom Almeida chamou a atenção para a necessidade urgente de se combater o ódio, a vingança, a intolerância, a impaciência e toda espécie de ressentimentos, por se caracterizarem como os grandes males que interferem no modo de vida entre os humanos.

Apontou a construção da paz por via do perdão como o caminho mais seguro, tendo como recurso a conversão a Deus. "Assim é necessário ter em primeira instância a fé, por via da compreensão do estado de ânimo de cada um, para que o bem prevaleça em detrimento do mal, em observância à carta do apóstolo Paulo dirigida aos Romanos, na qual realça a análise introspectiva sobre o seu modo de vida e o combate ao conflito, pela falta de relação com Deus ser a razão da ausência da harmonia entre os homens", disse.

Pelo longo período de evangelização no mundo cristão, o prelado disse ser tempo suficiente para que os homens renunciem o mal e depositem confiança em Deus por intermédio de Jesus Cristo “filho único que estabelece a relação entre o reino celestial e a humanidade”.

“Os homens não devem perder a esperança da ressurreição, ainda que no meio de muitas adversidades, pois, Deus é pela humanidade, bastando os peregrinos, enquanto seres viventes na terra, caminharem ao encontro da fé e da virgem Maria que é o modelo que se ajusta a um verdadeiro cristão”, prosseguiu.

Observou que um verdadeiro cristão está sempre em oração para que a sua intenção não seja obstruída em nenhum momento da sua vida e, desta forma, passar testemunho da mensagem que transita de geração em geração.

Segundo dom Almeida Canda, um crente é alguém que convive nas boas relações sociais, familiares e laborais, através da deposição da confiança no seu próximo, em benefício da paz e da harmonia social.

O líder católico no Cuanza-Norte reiterou a necessidade dos cristãos se despirem do orgulho, promovendo a humildade para que o Senhor exalte as suas almas, agora e no futuro, e que a isto se associe a moderação ao não aplicar castigos cruéis ao próximo, para que a justiça cuide dos faltosos.

Sob o lema “com Nossa Senhora da Vitórias trabalhemos para a paz e reconciliação, nada é impossível para quem acredita”, a IV peregrinação ao santuário de Massangano decorreu de 15 a 17 do corrente mês com a participação de cerca de 8 mil fiéis idos das Dioceses de Ndalatando, Uíge, Benguela, Bengo, Luanda, Cuanza Sul, Huambo, Zaire, Lubango, entre outras.

Assistiram à celebração membros do frade capuchinho de diversas paróquias de Angola, bem como o bispo emérito de M’Banza Congo, Dom Serafim Xingo ya Hombo.