Luanda - Um memorando de entendimento para a dinamização do turismo interno social foi assinado esta terça-feira, 19, em Luanda, pelo ministro de Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, e o director geral em Angola do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), Samuel Harbor.

Fonte: Angop
Na ocasião, o ministro salientou que o turismo interno, como uma prática social, reforça o sentimento da coesão Nacional, porquanto o gosto dos cidadãos nacionais de conhecerem o seu próprio país e cultura reforça o sentimento de cidadania e patriotismo.

O memorando de entendimento, disse, surge como resposta à necessidade de colocar à disposição dos actores turísticos a implementação do turismo social e assim oferecer instrumentos que favoreçam a valorização dos importantes recursos naturais, culturais e humanos que Angola possui.  

De acordo com o ministro, assinatura deste memorando é a marcação de mais um passo no estreitamento da bem sucedida parceria existente entre o PNUD e o Ministério da Hotelaria e Turismo, inserida no âmbito das actividades do Programa denominada “ Erradicação da Pobreza e de Desenvolvimento Inclusivo”.

O apoio do PNUD ao desenvolvimento das cadeias de valor do turismo deve ser visto à luz do seu potencial contributo para atingir os objectivos do Milénio.

O turismo Interno/Social tem por objectivo prioritário a promoção da melhoria das condições para a ocupação dos tempos livres e do lazer das crianças, jovens, famílias e dos trabalhadores no activo e reformados.

A cerimónia contou a presença do secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, representantes do Ministério da Educação, do Instituto de Apoio à Criança e representantes do Conselho Nacional da Juventude, entre outros convidados.