A competição vai ter uma nova fase de grupos, composta por 48 equipas, exploração centralizada dos direitos de transmissão, a imagem de um patrocinador e uma bola exclusiva. Também vai ter patrocínio centralizado a partir das eliminatórias, bem como um novo logótipo e uma nova identidade visual.

A reformulação da competição vem na sequência de uma decisão do Comité Executivo da UEFA, no dia 30 de Novembro de 2007, para alterar o formato da Taça UEFA e criar uma fase de grupos na qual as equipas se defrontam, tendo como base o princípio de um encontro em casa e outro fora.

O novo nome e logótipo foram criados para dar ênfase ao carácter especial e atractivo único de uma competição que provou o seu valor ao longo de mais de três décadas. Europa é uma antiga palavra grega que é compreensível em todas as línguas. A ambição da UEFA, ao fazer estas alterações, é rejuvenescer a competição à luz do novo panorama do futebol europeu, que mudou significativamente com o sucesso contínuo da “UEFA Champions League”, para que também a “UEFA Europa League” se possa estabelecer como uma prova de eleição.

“Acreditamos que um novo nome e uma nova identidade corporativa vão ajudar a angariar patrocinadores e a desenvolver o perfil da competição como um todo”, afirmou o Secretário-Geral da UEFA, David Taylor, ao uefa.com, quando o novo nome foi anunciado.

“A UEFA Europa League” vai ter 204 jogos, além da final. A fase de grupos tem 48 equipas, divididas em 12 grupos, com quatro cada. Os dois primeiros classificados de cada grupo são apurados para a fase a eliminar, onde vão ter a companhia das oito equipas que terminarem no terceiro lugar da fase de grupos da “UEFA Champions League”. A fase eliminatória, com 32 equipas e quatro jornadas, vai dar origem à final, disputada num único jogo e em campo neutro.
Vão realizar-se quatro pré-eliminatórias em vez das actuais duas, com um aumento no número de participantes, como resultado da incorporação de lugares pertencentes à Taça Intertoto, que vai terminar.

Os jogos da “UEFA Europa League” vão realizar-se nas noites de quinta-feira - ou na quarta-feira, em semanas dedicadas exclusivamente à “UEFA Europa League” -, em dois horários, em princípio às 18h00 e 20h05 (hora de Angola), de acordo com as horas locais. A final vai realizar-se numa quarta-feira, às 19h45.

Fonte: JA