Luanda - O Comandante da Divisão de Policia do Kilamba Kiaxi, Superintendente Chefe Alberto Paulo "Bala", advertiu hoje, em Luanda, os responsáveis de estabelecimentos comerciais sediados no distrito do Kilamba Kiaxi e município de Belas a solicitarem escoltas policial quando necessitarem levantar somas avultadas de dinheiro.

Fonte: Angop

O Superintende –Chefe falava num encontro promovido pela sua divisão com gerentes de bancos, comerciantes e responsáveis de estaleiros no sentido de se criar uma estratégia para segurança de entidades e não só que movimentam altas somas de dinheiro sem protecção.

“Existem alguns indivíduos nacionais e estrangeiros que ao invés de levantarem o seu dinheiro no Kilamba Kiaxi vão à outras localidades e ao se aproximarem do Kilamba Kiaxi são assaltados por meliantes que os perseguem sem que estes se apercebam”, advertiu.

Isto tudo acontece porque esses comerciantes, prosseguiu o responsável, furtam-se a solicitar a protecção da polícia que é a custo zero.

A polícia recomendou aos comerciantes a efectuarem os levantamentos das somas monetárias de preferência nas agências bancárias localizadas no Kilamba Kiaxi e Belas, solicitando o acompanhamento da polícia, para se evitar estas situações.

O Comandante “Bala” chamou a atenção dos comerciantes provenientes da África do Oeste, nomeadamente Malianos, senegaleses, nigerianos e outros que possuem cantinas na circunscrição que quando são assaltados não apresentam queixa às autoridades policiais.

Segundo a Divisão de Policia do Kilamba Kiaxi, de Janeiro a Julho deste ano, foram cometidos na cidade de Luanda dez roubos à diversas dependências bancárias, sendo sete ao Banco BIC, um ao Banco de Fomento Angola, um ao Millenium e um ao Finibank, sendo um deles cometido no Banco BIC, situado na comuna do Camama.

No período em referência, foram cometidos seis roubos e um furto a várias individualidades, tendo sido vitimas quatro estrangeiros asiáticos e um oeste africano. Os crimes foram esclarecidos e os culpados encontram-se a contas com a justiça.

A Divisão de polícia do Kilamba Kiaxi registou igualmente durante o mês de Agosto um roubo de cinco milhões de kwanzas na via expressa a um cidadão chinês, que havia levantado numa dependência bancária no Talatona, distrito da Samba.