Luanda – Nós somos aquilo que consumimos. A relevância da boa qualidade de vida dos Consumidores angolanos depende da atenção e fiscalização dos mesmos e dos órgãos de direito. É consabido que o consumismo em termos de bens alimentares, ou similares, é obrigatório ter passagem laboratorial.

Fonte: Club-k-net
Ovos.jpg - 82.73 KBFalamos de brinquedos, matérias escolares e tudo que consumimos, esta é a política mais correcta para salvaguardar a vida humana que é um bem inalienável conforme o artigo 30º em consonância com o 78º ambos da Constituição da República de Angola, que remete para a Lei de Defesa do Consumidor-Lei nº 15/03 de 22 de Julho.

Dentro do prelúdio da vida as ideias governam o mundo, é nesta visão que expomos os riscos de consumirmos ovos sem a mínima estabilidade exigida internacionalmente.

CASCA NEM SEMPRE LIMPA

Ora, um ovo sujo, além de desagradável, tem maior probabilidade de estar ou vir a ser contaminado. A casca do ovo encontra-se revestida por uma película, a cutícula, que penetra nos poros da casca, dificulta a entrada de bactérias e que impermeabiliza o ovo. Se a cutícula danificar-se, devido a má manipulação ou o envelhecimento, o risco de penetração bacteriana aumenta.

Nos ovos frescos a máxima eficácia de proteção dura entre 4 a 8 dias. A partir desta altura, o efeito protector da cutícula diminui e começam a formar-se pequenas gretas na superfície, em consequência da desidratação.

CLARA DEMASIADA LÍQUIDA

Os ovos devem ostentar uma clara límpida e translúcida. Esta deve estar isenta de corpos estranhos e ter uma consistência gelatinosa as manchas de sangue aparece com alguma frequência. Num ovo fresco a clara só contém uma pequena porção fluida, que aumenta com o tempo.

Á medida que envelhece, a clara torna-se mais líquida, perde altura e espalha-se com mais facilidade. São características que dificultam, por vezes a preparação de algumas receitas culinárias. Pequenas manchas de sangue não prejudicam a qualidade dos ovos, embora visualmente sejam pouco agradáveis.

GEMAS FIXAS E CENTRALIZADAS

Consistente e centrada na clara, bem fixa pelas calazas (tecido com origem na clara que prende a gema): assim é a aparência da gema num ovo fresco. Pelo contrário, ao abrir um ovo velho, revela-se flácida e achatada, podendo mesmo ostentar manchas escuras.

Nestes casos, a membrana rompe-se facilmente. Não encontrámos problemas neste critério: todas as amostras continham a gema na posição central ou ligeiramente desviada. A gema não deve ter corpos estranhos, mas podem surgir naturalmente pequenas manchas de sangue ou carne.

SEM CONTAMINAÇÕES

O ovo pode causar infecções alimentar graves que levará qualquer consumidor a morte, com realce começando numa intoxicação alimentar. Uma vez contaminado, a composição e as características organoléticas alteram-se e fica impróprio para consumo.

As bactérias no exterior do ovo podem ter origem nos intestinos das aves, nos locais onde permanecem ou em insectos e roedores, entre outros, a forma de armazenamento quando trata-se de importação e não somente isto. Porém, quase todos os ovos, se manipulados de forma correcta, não representam perigo para a saúde. É os resultados da nossa pesquisa.

ROTULAGEM E A SUA IMPORTÂNCIA

O rótulo facilita a escolha e a utilização correctas. As informações devem ser completas, esclarecedoras e verdadeiras em língua portuguesa. Considerámos as disposições legais, bem como outros parâmetros com interesse para o consumidor.

As categorias de peso devem ser indicadas pelas letras ou termos correspondentes, ou ainda pela combinação de ambos. A informação é útil para o consumidor. Deve conter nas embalagens a quantidade dos ovos as categorias, peso mínimo dos ovos e a menção, data de durabilidade mínima, que não pode exceder o prazo de 28 dias após a postura. É imperioso que contenha a data de validade marcada nos ovos. É uma medida prática. A data de postura permite ter uma ideia da idade dos ovos.

ATENÇÃO NAS NOVAS PESQUISAS SOBRE OS OVOS

1. Mergulhe os ovos em água se flutuarem e porque estão velho se permaneceram no fundo, estão frescos com 3 á 5 dias, a parte mais larga pode levantar ligeiramente e, com cerca de 3 semanas, o ovo levanta até ficar na vertical.

2. Um ovo fresco quase não tem cheiro quando aberto. Límpida e translúcida, a clara tem uma consistência gelatinosa. Já a gema apresente-se saliente, numa posição central. Num ovo velho, desloca-se para os lados. A mobilidade da gema é percetível quando se sacode um ovo velho.

3. Conserve os ovos no frigorífico com a ponta virada para baixo. Os ovos não devem sofrer grandes variações de temperatura. Se a temperatura ambiente for muito elevada, coloque-os numa zona fresca da casa e só depois no frigorífico. A durabilidade não deve exceder os 28 dias após a postura.

4. Escolha ovos com casca intacta e limpa. Só deve lavar os ovos antes de os confeccionar para evitar que a cutícula, pelicula que impede a entrada de bactérias, seja destruída.

5. Cozinhe bem os ovos, dado que bactérias como a Salmonella são destruídas pelo calor.

6. A cor da casca e da gema é uma questão secundária e não influência a qualidade dos ovos.

7. Cuidado na compra deste bem no mercado informar, certifique-se que o mesmo obedeça todos os parâmetros implícitos nesta matéria.

Visão, um consumidor exigente salvaguarda os seus, e ajuda engrandecer a Economia Angolana com sensatez, melhora a qualidade dos produtos e serviços, mais é necessário denunciarmos os incumpridores da LDC como á Constituição do nosso País.

Para finalizar vai a máxima latina e a frase de reflexão. “Dormentibus non seccurit legis”, ou seja “O Direito não socorre os que dormem”. “A natureza dá-nos a vida, como dinheiro emprestado a juros, sem fixar o dia da restituição” – Cícero (Século II A.C).  

Associação Angolana dos Direitos do Consumidor - AADIC

Diógenes de Oliveira - Presidente
Contactos: 943625501/ 912317041
Linha Direita: 912317043
Site. www.aadic.org