Lubango - Na província da Huila e com maior insidencia no município do Lubango as populações vivem um autentico clima de insegurança face a onda de roubos e assaltos a luz do dia.

Fonte: Club-k.net

É frequente os relatos de pessoas assaltadas a luz do dia na via pública,perdendo os seus haveres tais como computadores,telemoveis,viaturas e valores monetários a favor de meliantes que em muitos dos casos os seus autores nunca são conhecidos. Só para citar alguns casos desta onda de insegurança vamos destacar aqui o roubo ocorrido a madrugada de 5 de Agosto de 2014 com recurso a armas de fogo do tipo AKM ,nas bombas de abastecimento de combustiveis do Girasol Mutundo em que os meliantes para além de roubarem valores,agrediram o Ango-segu e levaram a arma do mesmo. No dia 9 de Agosto de 2014 um cidadão de nacionalidade vietenamita com o nome de TONGDONG foi surpreendido a noite na sua residencia no bairro do kwawa por bandidos armados que o roubaram kzs 33 mil. Homicídios, violações, furtos e roubos fazem parte do dia a dia da cidade do Lubango em particular e da província no geral.

 

A Polícia parece incapaz de conter a situação a seu favor. Com as mudanças operadas pelo Comando Geral da Polícia Nacional na rotatividade dos Comandantes Provinciais,com o novo inclino Comissário Albino Francisco de Abreu pensava-se na redução dos crimes comparativamente da eira de Queta ex-comandante provincial da Huíla.

 

Isto pelas suas extrategias de inundar as ruas com a presença policial,num ambiente humiliatório a oficiais superiores e quadros com formação superior no grau de licenciatura a mistura com Agentes policiais que nem o seu nome sabem escrever,ao passo que analfabetos meninos bonitos a coberto de funções fraudulentas exibem-se como grandes chefes á testa de intelectuais. Até a certo ponto não seria mal algum o Oficial Superior ou o quadro com grau de licenciatura ou mais, fazer o trabalho de patrulhas nos Giros da cidade se termos em conta que o trabalho dignifica o homem. Mas a forma como são tratados e lançados á rua é bastante humilhatório. E como não bastasse obrigados a fazerem o uso de suas viaturas particulares para o apoio destes trabalhos operativos o que também não seria mal algum desde que houvesse uma sensibilização e mobilização para o efeito, ao contrario da imposisão que contraria o despacho superior de sua Excelencia Comandante Geral da Polícia Nacional sobre a proibição destas práticas. E para suavisar a situação cada afectado é lhe entregue 20 a 30 litros de combustivel . Porém, a realidade demonstra o contrario:mais presença policial também mais indice criminal e sem esclarecimento de seus autores.

 

Se o crime é social aconselhamos o Comandante a fazer reflecção e estudos dos fenómenos sociais e se necessário recorrer as Instituições do saber no caso a universidade Mandume Ya Ndemufayo para uma avaliacção do fenomeno e traçar-se extratégias concentaneas. Na Huila o que assistimos é uma guerra não declarada contra os graduados academicamente. Já existiu queixas antes eira Xaxá,mas é aquilo que os mais velhos nos ensinaram: se o porco te ofender nunca vais ao javali queixar-se. Como se justifica a paralização do processo de certificação junto das instituições escolares dos tantos certificados de habilitações literárias falsos de alguns grandes chefes e membros do conselho consultivo que a Direcção Provincial de Recursos Humanos vinha levando acabo? E porque não se tomou medidas disciplinares aos tantos oficiais com certificados comprovados falsos através das próprias instituições escolares que os mesmos oficiais alegaram terem estudado?Ai encontramos os motivos de maltratos que os licenciados enfrentam neste Comando, onde o que tem valor é somente a patente adquerida por meios fraudulentos. Também gostariamos de comprender as razões motivacionais do Comandante Provincial em teorias de fabricar oficiais na base de métodos pouco recomendáveis e argumentos infundados de Promover civis licenciados em detrimento de oficiais licenciados vindos das FAPLA. Será pela cor? A questão é de justiça e não do racismo porque o quadro actual do Comando Provincial lesa gravemente a todos que lutaram para este país Angola.Perguntamos quantos oficiais superiores,subalternos,subchefes e Agentes licenciados em Psicologia o Comando possui? Será que todos são incapacitados ao ponto de fabricarmos bruscamente um oficial para ocupar o tal propalado Gabinete de Apoio á vítima com argumento de ser licenciada? Aconselhamos o Comandante ver bem os marginalizados neste Comando onde só são bem vistos os rabos de palha que passam vida a falar mal dos licenciados como que nada sabem, esquecendo-se que desta maneira ofendem as próprias instituições de ensino Superior e consequentemente o próprio Governo que dizem servir.

 

Não se aceita numa instituição como a nossa,indicar para oucupar cargos de chefia e direcção analfabetos e mandar os licenciados para o interior da província sem qualquer ocupação. O que demonstra a verdadeira humilhação enquanto nos meios de comunicação social andamos a gritar de não termos quadros com formação superior . Agrava-se o facto de que na Polícia, a ascessão de cargo de Direcção, chefia ou graduação é feita de acordo instrutivos oficiais existentes, na base de concursos.Então perguntamos onde se tem feito estes concursos? A resposta é que são impraticaveis porque tramam os incompetentes pretendidos. O licenciado para subir de patente tem que fazer 10 a 14 anos no posto enquanto os protegidos ascedem 2 vezes ano. Isso é estremamente incompriencivel e inaceitavel. Onde está o factor tempo de serviço? Factor disciplina? Factor formação?Factor dedicação ao trabalho? Ajudem-nos a compreender as vossas bases filisóficas ou matemáticas para promoções ou graduações porque de facto nesta parte nós Universitários somos mesmos incapacitados.Gostariamos lembrar que as revoluções sociais tem bases nestas injustiças .

Queríamos igualmente um esclarecimento justo e honesto da situação dos nossos Agentes de terceira e segunda clase a mais de 4 anos no posto sem graduação,por se tratar de um colectivo cuja resolução justifica plenamente pelo trabalho que realizam e com o saldo já de um morto em serviço, ao inves de nos apegarmos tão somente ao Gabinete de apoio a Vítima. Gostariamos de igual modo um esclarecimento justo e honesto sobre a problemática dos subicídios de morte e de sangue dos nossos colegas falecidos cujas suas familias passam graves dificuldades para se alimentarem . Pois que não nos parece digno que filhos e familiares dos nossos antequeridos passam 3 a 4 anos sem o subsídio pago,e sem explicações . Gostariamos também que olhacem por aqueles homens que deram o melhor de si em idade de reforma com a patente de Agente.Pensamos que estes ainda pertencem a geração daqueles que de forma directa ou indirecta participaram na defesa da intrgridade territorial do País.

Preocupa-nos também a situação da formação do pessoal da Polícia no Estadio da Tundavala que por falta de boa organização condicionada a falta de muitos meios queira humanos e materiais próprios para o normal funcionamento de uma instituição de ensino, está a criar práticas e comportamentos desviantes, lesivos a ética,moral e regulamentos de disciplina da policia nacional por parte do efectivo afecto a esta formação,queira alguns munitores e alunos. O pessoal docente e discentes são obrigados a contrair dívidas para acomodação,alimentação,higiene e transporte diário de casa para o local de formaçaoetc.etc.

O protecionismo na Policia é de facto crónico, embora os nossos Superiores não o assumem como tal. Queremos dizer que o colega superintendente-chefe Inácio Piedade deve ser visto como cidadão igual a qualquer um outro cidadão deste País Angola. Nós Polícias somos parte da sociedade onde o colega e irmão comete atrocidades.

Lembremo-nos dos processos criminais e disciplinares protegidos quando esteve em frente dos Comandos Municipais da Matala,Caconda e outros anteriores. Temos jovens capacitados com vontade de trabalhar. Coloquem-lhes nos lugares certos basta de marginalização e apegarem-se nos de menos visão para as manipulações corruptas. O nosso colega tem formação superior de ofender com palavras obcenas,propotencia,excessos e abusos de autoridade contra colegas , cidadãos e até autoridades Administrativas do Estado e Políticas. É exatamente este colega que o Comandante aposta para Quilengues? Ou então este proteccionismo tem haver com o regionalismo,tribalismo e racismo que a olho nú vemos. Se de um lado apontamos aspectos negativos,também é digno de resaltarmos as inovações operadas neste Comando pelo Comissário Xaxá a quem admiramos e respeitamos. Factor disciplina no colectivo é nota positiva. Pois que já não se nota Polícias caidos na rua por embriagues com frequencia. Também pouco se nota os excessos por parte de efectivos da polícia,tirando o caso do colega já referenciado.

 

O destaque vai igualmente pelas boas iniciativas do Comandante na implementação da ginastica,ordem únida e formação do pessoal embora com alguns constrangimentos já referenciados no caso da formação na Tundavala. Alguns oficias Superiores, Subalternos,subchefes e Agentes que anteriormente se apresentavam deformados por comportamentos desviantes,com a implementação da ginástica na Huila já apresentam bons aspecto físicos. Aperta Comandante. Um outro aspecto importante e digno de louvor é a diciplina no seio da polícia iniciando pelos oficiais Superiores que em tempos idos ordenavam o cumprimento das ordens que eles próprios acabavam por desautorizar por influencias pessoais ou em troca de beneses.Aperta Comandante. Pensamos que nas boas acções o Comandante precisa de todos nossos apoios e das nossas instituições centrais e em particular do Governo da Província da Huíla.

Por ultimo e de forma respeitosa pedimos as nossas sinceiras desculpas pela via utilizada para manifestar o sentimento deste colectivo. Poís que esta é a via estudada e encontrada para não sofrermos pelas boas verdades ditas neste documento. Porquanto,os aspectos hierarquicoa e burocrático tem criado grandes constrangimentos nesta abordagem. O nosso muito obrigado para quem captou e entendeu as nossas preocupações, exprimidas neste documento, pois que a verdade tarda mas chega.

LUBANGO AOS 12 DE AGOSTO DE 2014

O COLECTIVO