Luanda - Cerca de 49 certificados falsos do Ex- Instituto Médio de Saúde de Luanda(IMS) foram detectados pela Inspecção Geral da saúde, segundo um documento distribuído esta terça-feira, 26, em Luanda, à imprensa.

Fonte: Angop

De acordo com o documento a averiguação feita foi através de um dossier da direcção nacional dos recursos humanos do Ministério da Saúde, onde se efectuou diligências que resultaram na detecção de certificados falsos.

“Sendo assim, em cumprimento do despacho do Ministro da Saúde remetido a inspecção-geral da saúde, através do ofício nº 403/GAB.MINSA/2011, os indivíduos constantes na relação não devem ser admitidos em nenhum órgão de sistema nacional de saúde”, lê-se.

Refere ainda que transcorridas as investigações administrativas, concluiu-se que os indivíduos mencionados nos quadros nº 1 e 2 são portadores de certidões e certificados falsos, pelo que tendo em conta o despacho do ministro da saúde de 14 de Maio de 2014, recaído sobre nota nº 124 e a luz da legislação vigente.

“Os mesmos ficam impedidos de concorrer para a promoção e ingresso como técnicos de enfermagem no sistema nacional e por todas entidades públicas e privadas que desenvolvam actividades de promoção, prevenção e tratamento na área de saúde e caso já pertençam ao quadro de funcionários, deve-se proceder a demissão imediata dos mesmos por questão de segurança”, exorta.

Caso pertençam ao corpo discente ou docente devem ser igualmente e expulsos e responsabilizados civil e criminalmente.