Namibe - O governador da província do Namibe Rui Falcão criticou asperamente o líder da Casa-CE a quem apelidou de “papagaio político” e que, segundo disse, deve a vida ao presidente José Eduardo dos Santos.

*Armando Chicoca
Fonte: VOA

ImageFalcão, que falava numa cerimónia em honra do presidente Santos, na semana passada celebrou o seu 72º aniversário, revelou que na sequência da guerra que eclodiu após as eleições de 1992 muitos dentro do MPLA queriam aniquilar todas as figuras da oposição.

Ao dirigir-se a professores, militantes e amigos do MPLA, Falcão disse sem rodeos que José Eduardo dos Santos foi o único que naquela altura se opôs à morte dos deputados do partido do galo negro, em Luanda.

“Angola foi o único país no mundo que fez conviver a guerra com a democracia. Os guerrilheiros de um mesmo grupo, que de um lado matavam o nosso povo, estavam sentados no parlamento nacional, com o beneplácito de quem? De uma só figura, José Eduardo dos Santos, porque a verdade seja dita, muitos de nós defendíamos olho por olho e dente por dente”, afirmou Rui Falcão.

“Alguns papagaios que hoje falam, que estiveram aqui no Namibe há cerca de 10 dias, foram salvos por José Eduardo dos Santos”, acrescentou o governador numa referência à visita do líder da Casa-CE, que foi marcada por acusações deste partido de que as autoridades tinham tentado sabotar a sua visita.

O governador acrescentou que se “não fosse a ordem expressa do comandante em chefe, (em 1992) seguramente, já há muito se teriam calado".

"Estas verdades têm de ser ditas em prol da própria paz e verdade”, acrescentou

Em resposta, o Secretario Executivo Provincial do Namibe da CASA-CE, Sampaio Mucanda considerou as declarações de mau gosto e um reflexo da “arrogância” do governador do Namibe.

“Ao invés de proferir palavras obscenas, reduzir a imagem do Dr. Chivukuvuku, deveria preocupar-se com problemas sociais que grassam o povo, nomeadamente a seca, falta de medicamentos”, reagiu o dirigente da Casa-CE, no Namibe.