Luanda - O canal 1 da TPA voltou a insistir hoje que o 8 de Setembro, como "Dia Internacional do Jornalista", é uma data que faz parte do calendário daOrganização das Nações Unidas, de acordo com o que disse EB a abrir a peça dedicada a "efeméride".

Fonte: Club-k.net

Assim sendo e depois do primeiro benefício da dúvida aqui por nós dado, só posso concluir que a TPA/Direcção de Informação está a mentir descaradamente em relação a esta afirmação, o que não fica nada bem a um órgão que tem tamanhas responsabilidades públicas.

Mas, mais do que isso e depois de ter "desconseguido" (apesar dos denodados esforços) de ter esta noite em estúdio jornalistas nacionais para corroborarem da sua "tese", a TPA/DI resolveu fazer a chamada fuga para frente no melhor estilo que o seu principal responsável terá pensado e decidido.

O resultado desta desastrada fuga, foi uma "reportagem" encomendada a sua equipa que se encontra em Espanha a cobrir o Campeonato Mundial de Basquete, com o propósito de manter, no alinhamento do Telejornal e a qualquer preço, o 8 de Setembro, como "Dia Internacional do Jornalista".

Na "encomenda" os jornalistas entrevistados (todos estrangeiros) não aparecem a falar do 8 de Setembro, mas apenas dos desafios/dificuldades que são comuns à profissão em todo o mundo.

Isto que a TPA/DI fez esta noite (apenas para me dar troco) pode ser tudo e mais alguma coisa, mas não é, em definitivo, JORNALISMO, que era suposto a televisão pública fazer, particularmente num dia em que a sua Direcção de Informação acha que tem uma tal dimensão internacional...

[Hoje a TPA conseguiu o pleno. Errou, mentiu e manipulou.]