Luanda - Tenho vindo a refletir constantemente quanto ao destino que vai sendo dado à única e comum nossa Mãe ANGOLA. Temo-lo dito amiúde que a nacionalidade é sagrada, a Pátria é a argamassa que nos mantém de pé antes dos tempos, durante os tempos e na eternidade dos tempos. O patriotismo é exigente e a Pátria não se discute com quem quer que seja : defende-se. A Pátria tem de ser atraente e não pode excluir ninguém.

Fonte: Club-k.net

Os angolanos viveram um conflito armado alimentado por interesses estrangeiros por causa do petróleo. A pesar de nunca concordar com a maneira como se deu desfecho ao próprio conflito, porquanto a negociação seria a forma mais inteligente de se pôr fim ao antagonismo reinante na altura, seja como for, a 4 de Abril de 2002 assinava-se o Acordo de Paz. Com aquele Protocolo a que assistimos, pensávamos que iniciaríamos uma nova era, uma era de gente civilizada que tem como denominador comum Angola. Puro engano!

O que mudou foi a FORMA de luta mantendo-se a ESSÊNCIA. Se não, vejamos:

1. A elaboração de qualquer Constituição obedece a aspetos de ordem histórica ,jurídica,política(interesses dos povos de Angola),o cumprimento de normas internacionais, entre outros.

O sr José Eduardo dos Santos não só simulou a inclusão dos angolanos nas ditas consultas, como agrediu os limites materiais resultantes dos Acordos, tendo apagado à letra o que foi assinado a sangue impondo uma Constituição atípica sob o olhar silencioso de patriotas no seio do partido que dirige.

2. Apesar de ter havido evolução no que diz respeito aos direitos fundamentais , a sua aplicabilidade é intencionalmente ignorada por um homem só.

3. A deliberada violação da Constituição e da Lei, tem sido a moda do sr JES!

Quem está acima do Povo? A Constituição ou José Eduardo dos Santos?

Para responder a esta pergunta, recorro ao artº 59º da CRA:

ARTIGO 59º
(Proibição da pena de morte)
" É proibida a pena de morte".

Sabemos nós que em termos de conceitos e ordem orgânica de sua tradução, Lei é uma categoria filosófica que revela um carácter obrigatório. Ela limita a acção do homem.

Se assim é, como se justifica que em 12 anos de paz tenham sido assassinados 36 quadros da UNITA em Benguela, 27 no Huambo,3 no K.Sul, 3 em Luanda e um sem número de angolanos em Luanda e no País? O caso Frescura como se deu?


Quem é o garante da Constituição e da Lei? Não é o Presidente da República? Ou o faz porque resultou da fraude veiculada pela Polícia Política chinesa em Cabinda?

A Procuradoria Geral da República que é a Advogada do Estado, está completamente muda e surda perante os assassinatos todos, porque, afinal, o Poder Judicial não é independente do Poder Executivo! Se assim é, se o intelectual é a consciência da sociedade, por que razão o Procurador não se demite?

A CRUELDADE DO ASSASSINATO DE ISAÍAS KASSULE

Não acreditei quando o autor material da DNIC declarou ter sido amarrado o companheiro Kassule e envolvida a cabeça por um plástico e colocado no porta-malas! Sinceramente!


Depois diz: " matei porque me mandaram matar"! Quem? A Constituição foi revogada e que adotou a Pena de Morte? Desconhece o artº 59º? Se quem mandou foi JES e ele não está acima da Constituição, porque não se insubordinou simulando que sim mas que respeitou a Constituição?

Para mim, o grande culpado disso tudo é o sr José Eduardo dos Santos que agride a Constituição e a Lei. Toda a culpabilidade recai sobre ele, como Autor Moral sem deixar impunes os Autores Materiais que têm a obrigação de conhecer a Constituição.


Em Angola uns são assassinados a tiro, outros por intermédio de armas brancas, outros asfixiados e um grande nº de angolanos, envenenados como em Benguela pois se não se fazem testes sob o ponto de vista genótipo, o aspeto fenótipo é esclarecedor pela mudança da cor da vítima. O companheiro Eliseu Montes,em Benguela, é uma amostra! Mesmo os patriotas no seio do MPLA têm de ter muito cuidado!

Tem razão o mais velho Dr Marcolino Moco quando diz que JES amarrou o MPLA e Angola!

Ainda assim, surge um mensageiro da palavra de Deus aconselhando para se seguir o exemplo de JES! Matando? E como ficam os Mandamentos da Lei de Deus?

CONCLUSÃO

A situação que Angola atravessa só tem um culpado : José Eduardo dos Santos.
Apelamos todos os patriotas de todos os partidos políticos, das Igrejas, da Sociedade civil, das ONGs e do Povo em geral, a uma unidade incondicional para a defesa de Angola e dos angolanos pondo em 1º lugar o angolano, em 2º o angolano, em 3º o angolano e o angolano para todo o sempre.


Vitorino Nhany
(SG - UNITA)