Luanda - Já há data marcada para o julgamento dos 27 arguidos acusados de constituírem uma organização cuja actividade consistia em efectuar transferências ilícitas para o exterior do país de valores da Conta Única do Tesouro Nacional, mediante falsificação de ofícios, sinopses e protocolos introduzidos, irregularmente, no Gabinete do Governador do BNA.

*Mariano Brás
Fonte: A Capital

O julgamento do esquema que resultou num rombo aos cofres do Estado angolano avaliado em mais de 100 milhões de dólares norte-americanos terá inicio na terça-feira,16, com apenas uma parte dos réus.

Os demais, tal como apurou este semanário, encontram-se em fuga depois de estarem em liberdade condicional sob termo de identidade e residência em função de pagamento de caução.

Depois de, recentemente, o Tribunal Supremo emitir um mandado de captura contra os 27 acusados, deu-se uma fuga em massa de alguns dos envolvidos que, agora, são dados agora como foragidos da justiça.

Entre os foragidos destacam-se os nomes de Eduardo Lucamba Fernandes dos Santos, 32 anos, empresário, filho de Norberto dos Santos, actual governador de Malanje, e Adelino de Jesus Ferreira Dias dos Santos, 49 anos, médico, havendo rumores de que ambos se encontram no exterior do país.

A grande questão que se levanta é como estes arguidos conseguiram franquear as fronteiras do país mesmo com uma interdição existente contra eles. Para entendedores, estes terão contado com apoio de "amigos" nos SME pelo que o tribunal está a envidar esforço junto da Interpol para conseguir capturar os foragidos. Entretanto, o julgamento acontecerá e os foragidos serão julgado à revelia.