Luanda - Sete milhões de crianças dos seis meses a menores de 10 anos serão imunizadas contra o sarampo em todo o país, durante a campanha nacional de vacinação contra a doença, informou hoje (segunda-feira), em Luanda, a directora provincial da Saúde, Rosa Bessa.

Fonte: Angop

A campanha, que teve início hoje (22), é um compromisso do Executivo para a eliminação do sarampo em Angola até 2020.

Segundo a directora, a vacina está a ser aplicada em vários pontos da cidade de Luanda, cuja abertura teve lugar na escola 2002, no município da Maianga.

Em Luanda serão vacinadas cerca de dois milhões e 100 mil crianças.

Já para a poliomielite, as autoridades sanitárias preveem vacinar, no país um milhão e 700 mil crianças dos zero a menores de cinco, com a administração da Vitamina A.

Rosa Bessa referiu que as equipas de trabalho são constituídas por nove mil vacinadores e quatro mil mobilizadores.

Existem ainda 1.800 brigadas distribuídas por todas as províncias, para o cumprimento dos planos de trabalho desta campanha.

Explicou que uma das razões desta actividade foi o registo de um deslocamento da faixa etária, pois, o normal é que se administre a vacina contra o sarampo aos nove meses de idade, mas em função da situação epidemiológica deslocou-se o grupo etário, porque as crianças fora deste grupo alvo têm estado a contrair a doença.

A vacinação será feita porta – porta, nomeadamente, em creches, escolas e orfanatos, e posteriormente, na segunda e terceira fases será feita na área rural bem como será efectuada repescagem dos casos que não forem vacinados.

Explicou que foram montados postos fixos nas unidades sanitárias, exortando as mães cujos filhos não forem vacinados nesta campanha a levar aos centros mais próximos.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado "morbillivirus" e esta enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo.