Ottawa - A semana cultural angolana promovida na cidade de Toronto pela comunidade angolana local, em parceria com a Embaixada de Angola no Canadá, no âmbito do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro), encerrou segunda-feira com a entrega de diplomas.

Fonte:  Angop

Entre os distinguidos com o diploma de mérito destaca-se o embaixador Agostinho Tavares e responsáveis de organizações culturais angolanas, bem como líderes comunitários.

Durante o certame, iniciado a 18 de Setembro, na sede da associação dos angolanos em Toronto, estiveram expostos quadros e esculturas de artistas angolanos, bem como brochuras com informações diversas sobre o país.

Ao intervir na cerimónia de encerramento, o embaixador Agostinho Tavares afirmou que o espírito humanitário e o sentimento de amor ao próximo nutrido por António Agostinho Neto granjeou-lhe solidariedade internacional que contribuiu para a independência do país e de vários estados africanos.

O diplomata salientou que o primeiro presidente de Angola herdou um país destruído pela guerra, mas que deixou um legado que se resumia na expressão "o mais importante e” resolver os problemas do povo", que o actual executivo tem procurado seguir.

Agostinho Tavares informou que em Angola há indícios de vida melhor, e que, apesar das grandes obras de reconstrução nacional que foram feitos nestes últimos 12 anos que o país vive em paz, ainda há muito por se fazer.

Referiu-se à edificação de novas centralidades e de infra-estruturas diversas ligadas a construção de estradas, escolas, caminhos-de- ferro, centros universitários que tem incrementado os índices de desenvolvimento de Angola com uma economia que mais cresce em África.

Solicitou aos presentes a esforçar-se no seu processo de formação para poderem dar o seu contributo no processo de desenvolvimento em curso em Angola.

Os angolanos que se deslocaram à sede da comunidade de Toronto, palco dos eventos, puderam igualmente actualizar a sua documentação nacional junto dos serviços consulares da representação diplomática angolana.