Soyo - O comandante nacional da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola (PGFA), comissário-chefe António Pedro Kandela, anunciou nesta terça-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, que o seu órgão trabalha para o reforço de efectivos e meios operativos dos postos fronteiriços da região com a RDC, com vista a conter a onda da imigração ilegal.

Fonte: Angop
Pedro Kandela.jpg - 81.37 KBEm declarações à imprensa, no quadro de uma visita de trabalho de algumas horas ao Soyo, o oficial disse que a medida surge no sentido de contrapor as sucessivas e reiteradas violações da fronteira por imigrantes ilegais provenientes da República Democrática do Congo.

Reconheceu, mais uma vez, serem preocupantes os índices da imigração ilegal que se registam na fronteira da província com a RDC e garantiu que foram mobilizados efectivos de guarda fronteira de outras regiões do país para reforçar o contingente no Zaire, assim como adquiridas viaturas e motorizadas todo terreno e meios náuticos para aprimorar a  vigilância fronteiriça.

“A imensidão da fronteira terrestre (180 km) e fluvial (150 km) que a região partilha com a RDC obriga-nos a reforçar as nossas unidades com meios humanos e técnica operativa para contermos o fenómeno da imigração ilegal”, reforçou.

Enquanto isso, o responsável mostrou-se satisfeito pelos resultados da operação policial denominada “Kissonde”, que culminou recentemente nesta região, com o repatriamento de dois mil cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, que residiam ilegalmente no território da província do Zaire. Esta foi a segunda deslocação de António Pedro Kandela ao Zaire em menos de dois meses.

Durante a sua estadia no Soyo, o comandante nacional da Polícia de Guarda Fronteira, que se fez acompanhar do comandante provincial da corporação e delegado do interior, comissário Manuel Gouveia, reuniu-se com os membros do conselho consultivo do comando municipal da Polícia Nacional.