Uíge - O presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), José Filomeno dos Santos, avaliou quarta-feira, no município do Bungo, norte da cidade capital da província do Uíge, a implementação de projectos agrícolas financiados pela instituição que dirige.

Fonte: Angop

Acompanhado pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, e de técnicos do Fundo Soberano, Filomeno dos Santos visitou, no município de Bungo, duas associações de camponeses, com mais de 200 camponeses cada.

Durante a visita às associações de camponeses, o presidente do Fundo Soberano foi informado sobre a produção e as dificuldades dos produtores para o escoamento da produção para os mercados de consumo.

No encontro com os empreendedores do município, José Filomeno dos Santos pontualizou que o programa que está a ser desenvolvido pelo Fundo Soberano no Bungo tem uma componente agrícola, cujo objectivo é beneficiar três mil famílias com parcelas para a prática da actividade agrícola.

Explicou que o referido projecto é coordenado por uma associação, responsável pela distribuição de materiais e sementes para assegurar, com êxito, o desenvolvimento da actividade agrícola.

“Prevê também a coordenação do processo de escoamento e para outras actividades que sejam necessárias para que a produção dos bens agrícolas seja desenvolvida”, precisou.

Informou que o projecto em implementação no município visa a criação de 175 pequenas empresas que serão apoiadas na selecção e desenvolvimento das iniciativas, visando a obtenção de financiamentos.

O gestor, que chegou terça-feira à província do Uíge e terminou a visita quarta-feira, manteve encontros com empreendedores, camponeses e visitou a centralidade do Quilomoço e a Universidade Kimpa Vita, assim como outros empreendimentos sociais.