Bengo - Conferência de Imprensa

Quero em nome do Secretariado do Comité Provincial da UNITA, agradecer a vossa presença aqui. Pedimos para que nos encontrássemos justamente hoje para podermos denunciar algumas manobras e até mesmo desinformações que pairam pelo país, e que a nossa província não foge a regra.

Parafraseando o Presidente Samakuva, “ O regime do MPLA revogou a paz, asfixiou as liberdades, fechou todas as oportunidades económicas a quem não é subserviente do MPLA. Lançou os professores, enfermeiros, médicos, mecânicos, e outros da UNITA ao desemprego. Não paga as pensões a quem deve pagar e coloca todos à sua dependência. O MPLA divide o dinheiro de Angola entre os seus, e não permite que pessoas de outros partidos prosperem economicamente.”

Nas últimas semanas nos têm chegado e com muita insistência informações de nossos militantes espalhados pela província a dentro que nos levam a concluir que o nosso adversário principal continua com sua vontade férrea de voltar a mergulhar o país para o regime de partido único, porque senão vejamos:

Cinco membros da LIMA, Organização feminina do nosso partido UNITA, cuja identidade preferimos vedar para não sofrerem represálias idas de três municípios distintos, Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo, contactaram a sede provincial do partido, para colocarem o mesmo assunto, o que configura a presunção de existir uma orientação superior a ser cumprida com zelo e dedicação.

As mesmas relatam que terão sido contactadas por órgãos da administração das áreas onde residem para efeitos de enquadramento na função pública, mediante a apresentação de 7 fotografias de tipo passe, cartão de eleitor, narrar os factos vividos no período de conflito armado, caso tenha estado nas matas com a UNITA, prestar declarações sobre como terá sido tratada, durante os últimos 12 anos de paz, o quê que já recebeu da UNITA, a pretexto de serem apresentadas como mulheres de mérito com lenços amarelos, camisolas vermelhas e saias pretas. As mesmas receberiam cartões com sua fotografia, imagem do arquitecto da paz e bandeira da república no verso, o que nós supomos ser o cartão do partido MPLA, já que, para o povo em geral, é preciso muito esforço para se distinguir a bandeira da república da do MPLA.

Caros jornalistas!

Esses relatos tornaram-se mais consistentes e alarmantes quando dois membros do nosso partido idos da região da cintura verde da Funda contam a mesma história, mas desta vez já com promessa de dinheiro à mão, e com exigência de falsificar o local de residência, já que, a Funda pertence à vizinha província de Luanda, portanto, deviam dizer que são residentes de Açucareira ou Panguila.

A exemplo do que vivemos há dois anos na comuna de Paredes onde nossos membros foram ameaçados de expulsão da comunidade pelos seus próprios parentes trucidados pelo regime, hoje também vivemos o reeditar da velha táctica, em que um dos grandes activistas do nosso partido no município de Bula Atumba, está sendo trucidado por membros da sua própria família, a renunciar a UNITA, com ameaças de afastamento da família, ou ainda a sua morte, depois de fracassado o aliciamento com 400.000.00kz e um emprego condigno, factos que nunca aconteceram antes deste, aderir à UNITA. Neste particular, refiro me ao recentemente eleito 1o secretário municipal da JMPLA no Bula Atumba, Sr. Júnior Daniel Simão que não tem poupado esforços em pulular com cheques para subverter os jovens filiados na JURA.

Meus senhores, diante deste panorama todo há quem duvide das reais intenções do nosso adversário principal em fragilizar a oposição real e sedimentar a pretensão de ser o único representante do povo angolano? Não estará esta táctica na base de apresentação de número exorbitante de militantes ao congresso que o número de votos obtidos em eleições gerais não justifica? A prática de enquadramento partidário pela via governativa será a melhor forma de conquistar novos membros? A relação reinante entre os dois não será de vendedor e cliente, em que terminado o produto de troca, termina também a relação? Conseguir membros por essa via, não estará o MPLA a levar para o seu congresso um troféu de esferovite? Sabemos que surgirão por ai bocas de que a UNITA esta a encobrir o seu mau desempenho, mas à um fraco não se vai aliciar membros porque o temos dito vezes sem conta de que um mosquito não se mata com tiro de canhão.

Temos sido alvos de todo o tipo de descriminação, em que até nossos próprios familiares têm de fazer ginástica para nos visitarem, já que, por orientação política do Partido no poder, estes não podem frequentar as nossas casas. Compatriotas do MPLA! Para quê tanto temor pelo fraco? O povo de que o regime faz tudo para mante-lo analfabeto, já despertou, e pode não saber escrever, mas sabe fazer leituras, e é só graças a ele que estamos aqui, e trabalharemos para que saia da indigência.

Caros jornalistas! Agradeço mais uma vez a vossa presença e estamos abertos a eventuais perguntas que queiram colocar.

Contra as manobras do adversário!

O povo tem de ser defendido.

UNITA! Guia.

UNITA! Povo.

Viva a Paz

Viva a Democracia

Viva o Presidenta Samakuva.