Luanda - Os participantes das XVIII Jornada Técnico-Científicas da Fundação Eduardo dos Santos (Fesa) recomendaram, sexta-feira, em Luanda, a manutenção da cooperação institucional com o Sistema Nacional de Saúde, para melhorar o acesso das populações aos serviços de saúde das Forças Armadas Angolanas, efatizando a optimização de recursos de acordo com o Plano de Desenvolvimento Sanitario (PDS)

Fonte: Angop

A recomendação foi feita durante o acto de encerramento das aludidas jornadas, que decorriam desde o dia 23 de Setembro, sob o Lema "A Saúde e o Desenvolvimento Sócio-Económico de Angola" .

Reforçaram ser necessário investir na capacitação para gestão das unidades sanitárias, de modo a garantir a aplicação eficaz do recursos.

Outra recomendação deixada tem a ver com a necessidade de os serviços de saúde privados merecerem a inspecção e auditoria, para avaliar a qualidade na prestação de serviço, bem como a prestação de contas, de modo a facilitar a análise da utilização dos recursos disponibilizados, à luz da parceria pública privada.

Os participantes apelaram também ser preciso a elaboração e a monitorização de preços praticados, que por vezes não estão ao nível da qualidade dos serviços prestados.

Os participantes concluíram que as unidades sanitárias registaram algumas melhorias por força das orientações e normas de funcionamento elaborados e implementados pelo Plano de Desenvolvimento Sanitário (PDS) .

As XVIII Jornadas Técnico-científicas da FESA abordaram, em quatro paínéis, temas sobre “Estatistica em Saúde uma Ferramenta para a planificação Adequada ”, “Participação Comunitária na Solução dos Problemas de Saúde ” e “A Contribuição do Sector Privado para Garantir a Equidade e Acessibilidade", que contam com preletores nacionais e estrangeiros.

Participaram do encontro, deputados à Assembleia Nacional, Membros do Executivo, prelectores dos diversos países da África, Europa e América, assim como médicos e técnicos de saúde nacionais e estrangeiros, entidades eclesiásticas e tradicionais, entre outros.