Lisboa –  O Jornal Angolense poderá voltar a sair as ruas a partir do próximo dia 6 de Outubro, segundo garantias dadas de um representante da publicação  identificado por “Paulino”.  A promessa foi feita aos representantes dos funcionários na passada sexta-feira (26).

Fonte: Club-k.net

Funcionários na rua da amargura 

De acordo com dados plausíveis, esta publicação esta fora de circulação  há  cerca de 12 meses, desde a altura em que a direção da empresa “Real Gráfica SA" decidiu encerrar, bruscamente, as portas do jornal “Angolense”, sob o pretexto de reabilitar (e apetrechar) as suas instalações, localizada na rua Cônego Manuel das Neves, no bairro Patrice Lumumba, em Luanda.

Por outro lado, fontes próximas ao assunto, não acreditam que o Jornal volte a circular dentro em breve, uma vez que os novos responsáveis tem feito repetitivamente tais promessas sem nunca terem cumprido, o que revela falta de seriedade dos mesmos.

Quanto aos seus  funcionários/jornalistas, sabe-se que estes  encontram-se atirados a sua sorte e a largos meses sem os seus salários.

De realçar que o jornal "Angolense", era propriedade Angolense Editora SARL, foi comprado pela "Real Gráfica, SA" no início do ano passado. A venda deste jornal foi feito à margem dos trabalhadores e de Américo Gonçalves, um dos sócios que faleceu recentemente em Luanda.

A informação da venda do "Angolense", na altura, dei sustentabilidade a um artigo publicado pelo jornal "Folha 8", segundo a qual este jornal tinha sido vendido ao que a direcção daquele órgão refutou, na altura, a notícia e ameaçou levar o "Folha 8" a tribunal.

A par do Folha-8, o jornal Angolense era um dos únicos órgãos independentes da imprensa livre em Angola, pois os demais "Semanário Angolense", "A Capital", "Novo Jornal", "Agora" e "O País" e outros são detidos por grandes grupos ligados ao poder político e financeiro de Angola.