Luanda - O Ministério dos Transportes da República de Angola e a EMIRATES assinaram nesta terça-feira, no Dubai, um acordo de parceria estratégica para o desenvolvimento da TAAG - Linhas Aéreas de Angola.

Fonte: Angop

Segundo um comunicado oficial, o acordo dá corpo a um Contrato de Gestão da TAAG pela EMIRATES, através do qual a gestão de topo da TAAG passará a ser principalmente da responsabilidade de uma equipa de executivos da EMIRATES.

O Contrato prevê um novo Modelo de Governação para a TAAG que passará a ser administrada por um Conselho de Administração composto por nove membros, assim distribuídos:

Cinco membros indicados pelo Governo angolano, nomeadamente o Vice-Presidente do Conselho de Administração e quatro administradores não executivos e quatro administradores executivos indicados pela EMIRATES, sendo um o Presidente do Conselho de Administração.

O comunicado refere ainda que a gestão corrente da TAAG será assegurada por uma Comissão Executiva, composta pelos administradores executivos indicados pela EMIRATES, nomeadamente, o Presidente da Comissão Executiva , os administradores com os pelouros Comercial, Operacional, Financeiro e Administrativo.

A esses junta-se o Vice-Presidente do Conselho de Administração, indicado pela parte angolana.

Nos termos do acordo, o objectivo é dotar a TAAG de uma gestão profissional de nível internacional, libertando-a de problemas de eficácia e eficiência que vêm persistindo há longos anos, aumentar a oferta de destinos para os passageiros angolanos, melhorar o serviço que presta a estes e elevar os padrões de operacionalidade e segurança.

Constam igualmente dos propósitos, a transferência de conhecimentos e boas práticas da EMIRATES para a TAGG, contribuindo para a formação e potenciação dos gestores e técnicos da companhia aérea angolana, sanear financeiramente a companhia angolana, aplicar maior rigor em todos os processos de controlo, bem como reduzir os custos de operação, através de economias de escala que resultem da aquisição de produtos e serviços na rede do Grupo EMIRATES.

O comunicado de imprensa esclarece que todos os objectivos serão alcançados sem prejuízos indevidos para os actuais trabalhadores da TAAG, pretendendo-se, antes pelo contrário, a elevação do seu nível profissional e das suas condições de trabalho.

Para a assinatura deste Contrato de Gestão, deslocou-se ao Dubai, no dia 28 de Setembro, uma delegação de alto nível do Ministério dos Transportes, encabeçada pelo seu titular, Augusto da Silva Tomás.

A delegação integrou ainda o secretário de Estado para Aviação Civil, Mário Domingues, o director geral do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), Carlos David, e os presidentes dos Conselhos de Administração da TAAG e ENANA, Teixeira da Cunha e Manuel Ceita, respectivamente.

Através deste acordo a EMIRATES vem ajudar na construção e desenvolvimento de uma nova TAAG, que se pretende que seja uma forte companhia de aviação de nível nacional e internacional.

O Ministério dos Transportes esclarece, no comunicado, que a TAAG continuará a ser uma empresa angolana, utilizada e operada fundamentalmente por angolanos. A EMIRATES é um dos líderes mundiais da aviação comercial, estando sediada nos Emiratos Árabes Unidos. Por seu turno, a TAAG é a companhia aérea de bandeira da República de Angola.