Luanda - Cidadãos portugueses na posse de vistos alegadamente falsos foram impedidos, nos últimos dias, de entrar em Angola, informou, esta sexta-feira, 3, uma fonte do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano.

Fonte: JN

Sem adiantar mais pormenores acerca desta situação, o SME indica que os casos ocorreram no período entre 25 de Setembro e 2 de Outubro, no aeroporto internacional da capital angolana.

“A partir do posto de fronteira aérea de Luanda, temos como informação relevante, esta semana, a recusa de entrada de cinco cidadãos estrangeiros por uso de visto falso, sendo a maior parte dos infratores de nacionalidade portuguesa”, explicou o SME.

Normalmente, este tipo de situação não implica a detenção dos cidadãos, apenas o seu repatriamento no primeiro voo disponível.

A autoridade angolana, responsável pelo controlo de fronteiras e migração, confirmou, no final de Agosto, a apreensão de mais de 200 passaportes com vistos de trabalho alegadamente falsos, por suspeita de emissão fraudulenta, também com Portugal a liderar uma lista de quinze nacionalidades.

Países como o Brasil, Moçambique, Nigéria, Líbano, Mauritânia, Egipto, China, Cuba, Ucrânia, Turquia, Jordânia, Macedónia, Costa do Marfim e Malawi também fazem parte dessa lista de nacionalidades de cidadãos, cujos passaportes foram apreendidos pelo SME.