Washington –  Altos Dirigentes do MPLA, manifestam preocupação pela onda de reclamações que chegam a sede central do partido em Luanda,  respeitante  a governação do general Higino Lopes  Carneiro na província do Kuando Kubango, geralmente descrita como “turbulenta”.

Fonte: Club-k.net

Está a incompatibilizar-se com os militantes

Higino Carneiro que também é o 1o secretário do MPLA naquela parcela do território nacional,  é apresentado (numa recente carta destinada ao BP do  partido) com tendo uma  relação desastrosa com as  entidades tradicionais.

Refere-se mesmo  que aquele governante faz questão de manifestar o seu desprezo pelos mais velhos/sobas, chegando ao cúmulo de desinfectar as mãos com uma substância própria para o efeito, sempre que os saúda ou deles se aproxima.

No entender dos subscritores da missiva, está postura do dirigente contraria completamente um dos grandes objectivos do seu partido, que é a aproximação das estruturas/entidades partidárias as massas. 

“Desengane-se quem pensa que somente os mais velhos da província são sujeitados a este tratamento que só lembra os tempos de outra senhora, pois até os militantes do partido também têm sido tidos como cidadãos de segunda. Como resultado, a sede do partido tem estado praticamente votada ao abandono.”, le-se na missiva.

Na  segunda-feira, 29/09, o general  Higino Carneiro  promoveu um encontro lúdico com as entidades tradicionais, no qual ofereceu quilos de feijão e arroz.  Na interpretação dos autores da missiva, o gesto não terá  sido suficiente para despertar a simpatia dos mais velhos, pois os mesmos “estão agastados e saturados com a pratica reiterada de falta de consideração e respeito pelo povo autóctone” das terras do progresso, “que não vêm a hora de se verem livres do Sr. governador”.

Outro motivo de descontentamento, prende-se com a “péssima coabitação” que o governador Higino Carneiro mantem com os seus mais directos coadjuvantes. Terá se distanciado dos seus vices-governadores, manifestando, agora preferência por um alto funcionário Dumba Maliche, identificado como  “o seu ponta de lança nos vários negócios que detém na província”.

Numa segunda missiva, o ex- ministro das obras publicas é também citado como tendo se incompatibilizado com o grupo de deputados do MPLA, eleitos pelo circulo provincial.  

 “Verifica-se ainda na conduta de Higino Carneiro  uma forte ambição e actos de esbulho de bens alheios, como é o caso de um terreno que pertence ao deputado Elias Chimuco”, le-se na missiva, em que se realça que  a relação do governador com este  deputado do regime  tem sido marcada por grandes desafectos

Ainda muito recentemente, revelam, os subscritores da mensagem,  “o mesmo soltou fogo pelas narinas, em companhia do seu vice predilecto, ao se aperceber  da grande adesão de militantes ao acto de massas realizado pelo deputado, no município do Cuchi, enquadrado nas celebrações de mais um aniversário do camarada Presidente da República. Caso para perguntar: o senhor governador quer também privatizar e monopolizar as honras devidas ao mais alto mandatário do pais?!”

“O povo clama por uma maior atenção da entidade máxima da província, no sentido de se atenuar o elevadíssimo nível de pobreza a que está votado. Por este e outros factos, pouco abonatórios à imagem de Higino Carneiro, nota-se claramente um afastamento e desinteresse dos militantes do partido maioritário na província, relativamente as actividades partidárias”, concluíram.