Lisboa - O general na reserva, Mário Plácido Cirilo de Sá «Ita»,  manifesta indisposição para servir eventuais cargos públicos que lhe venham a ser proposto. O seu nome foi até pouco tempo ventilado como a figura a quem as autoridades faziam gosto de o nomear como próximo embaixador de Angola na República da Guiné-Bissau.

Fonte: Club-k.net

ImageMuito recentemente um outro general recém reformado,  Benigno de Oliveira Vieira Lopes “Ingo” , já na casa dos 70 anos, mostrou se  inicialmente   desinteressado  em acolher um convite  para embaixador em Marrocos, mas a  acabou por ser nomeado a “revelia”, nas últimas remodelações diplomáticas.

No caso do general «Ita», a sua recusa deve-se a alegados transtornos que as responsabilidades públicas implicam mas sobretudo pelo facto de a  proposta de trabalho ser na Guiné-Bissau, um país  “cheio de problemas” descorrespondente a sua estatura. Faz crer que prefere manter-se em Luanda, agendando o seu licenciamento para passagem a reforma militar.

De realçar que o  general «Ita»,  encontram-se fora de funções governativas  desde Março de 2001, altura em que foi afastado do cargo de  Chefe dos Serviços de Segurança Militar.  É geralmente identificado como integrante da corrente do ex- CEMGFAA, João Baptista de Matos.  Desde que largou a farda, passou a dedicar aos negócios e é actualmente o presidente do Conselho Executivo do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA).