Luanda - Uma campanha de sensibilização contra o estigma, preconceito e exclusão do doente mental foi lançada sábado no país, no âmbito das comemorações do 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, que decorrerá sob o lema "Saúde Mental das Pessoas Idosas".

Fonte: Angop

ImageEm declarações à Angop, a coordenadora do Programa Nacional de Saúde Mental, Massoxi Vigário, disse que, durante a campanha que termina no dia 08 de Novembro, serão distribuídos mais de 15 mil cartilhas com informações sobre algumas das psicopatologias mais frequentes em Angola, nomeadamente a depressão, alcoolismo, droga, esquizofrenia, demência, transtorno de defict de atenção e hiperactividade (cdah).

Acrescentou que o material de informação, educação e comunicação está a ser distribuído em lugares com maior concentração populacional, mormente em mercados, paragens de táxis, vias rodoviárias e instituições públicas e privadas.

Neste fim-de-semana, foram distraídos mais de quatro mil cartilhas, mas, na próxima etapa, serão contemplados os municípios e distritos urmabos onde estão implantadas as rede de serviços de saúde mental, deignadamente Viana, Cazenga, Cacuaco e Sambizanga.

De acordo com a responsável, em todo o país, a rede está implantada nas províncias de Luanda, Malanje, Benguela, Huambo, Huíla e Cabinda, por serem as únicas que possuem universidades de medicina, nas quais se pode contar com o reforço de recursos humanos com base na cooperação cubana, sobretudo de especialistas de saúde mental.

"Este projecto defende dois grandes objectivos, no que toca à cooperação cubana que são a assistência clínica e capacitação de quadros, que vai fazer com que aumente o número de recursos e reforce a capacidade dos quadros.

Entretanto, no âmbito do 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, decorrem em todo país actividades de sensibilização que inclui palestras, debates e conferências.

Em Luanda, a conferência terá lugar no dia 10 de Outubro, na sala de reuniões do Quartel General das Forças Armadas Angolanas, onde estarão gestores de hospitais públicos e privados, profissionais de diferentes áreas ligadas à saúde mental e estudantes.

A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.