Os deputados a serem abrangidos pela provável suspensão são necessariamente os primeiros e segundos  secretários do comitês províncias do partido, das organizações de massa e alguns membros do Bureau Político. Em Dezembro ultimo  Bento Bento, um importante dirigente do MPLA para província de Luanda teve de avisar previamente ao parlamento que se ausentaria para preparação das festividades do aniversario do partido. (O dirigente teve que se repartir em dois).

 O MPLA tem notado certa incompatibilidade em termos de tarefas no seio dos considerados quadros estratégicos. Há entretanto receio que a acomodação parlamentar desses quadros partidários  possa prejudicar o dinamismo que se pretende dar para a campanha das eleições presidências.

Internamente a noticia esta a ser objectada. As razões  apontadas são o conforto matéria que o estatuto de Deputado oferece:
- recentemente receberam cerca de 200 mil dólares em cash para compra de viatura. No passado era a Assembléia a dar os carros mas desta vez preferiam que lhe fosse dado o dinheiro em mão
- receberam recentemente cerca de 30 mil dólares para compra de indumentária. O MPLA defende que os Deputados como representantes do Povo devem representar estes condignamente e bem apresentados.

Fonte: Club-k.net