Luanda - João Lourenço, que falava hoje à agência noticiosa Angop, no âmbito do 23º aniversário das Forças Armadas Angolanas (FAA), que se assinala quinta-feira, considerou "estável" no geral a situação político-militar de Angola.

Fonte: SAPO

Relativamente ao enclave de Cabinda, o governante angolano referiu que "o conflito nesta parte do país está terminado".

"Por vezes, ficamos com a ideia que não. Uma vez que as ditas forças independentistas de Cabinda optam pela 'guerra' mediática. Se nós seguirmos as redes sociais a 'guerra' mediática continua, mas enquanto for só a este nível não nos preocupa muito", disse João Lourenço.

Segundo o titular da pasta da Defesa, a preocupação recai apenas para factos reais e não para situações sem reflexos no terreno.

"Lamentavelmente, algumas vezes, há aqueles grupos baseados em países vizinhos, que procuram realizar uma ou outra ação, mas que são prontamente neutralizados pelas nossas forças", apontou o ministro sem citar nomes.

O governante angolano considerou "boa e estável" no geral a situação político-militar em Angola.

"E é uma situação de paz definitiva, que vai perdurar para sempre, porque todos nós estamos empenhados nisso. Não apenas os militares, que foram aqueles que pagaram a 'fatura' maior para se alcançar a paz, mas de uma forma geral toda a sociedade e todos os cidadãos estão empenhados, cada um fazendo a parte que lhe compete em preservar esta paz para benefício de todos", frisou.