Luanda - O  Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, José Eduardo dos Santos  promoveu ao Grau Militar de General,  a Oficial General reformada Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem “Inga”.

 Fonte: Club-k.net

Especialista em comunicações militares 

Especialistas em comunicações militares, Luzia Inglês, 66 anos, é a primeira mulher angolana  que chegou a classe dos oficiais generais a alguns anos átras. Foi ela que no período de 1976 a 1991, chefiou o  centro de comunicações do comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas.

Na história da guerrilha do MPLA, de que é originaria, a general “Inga”,  frequentou o primeiro treino militar com armas em Brazaville.  Esteve na Frente Leste em 1968 e, no ano seguinte, foi  selecionada para frequentar um curso militar de rádio e telecomunicações, na União Soviética, com duração de um ano.

Já trabalhou, igualmente, como operadora, logística e financeira da Estação Principal de Comunicações da Frente Leste, comandada por Monimambo, um histórico da luta de libertação.

Em 1973 assumiu  a chefia da Estação de Comunicações da Cassamba, ainda na Frente Leste, e, mais tarde, torna-se responsável da estação de comunicações do MPLA, em Dar Es Salam, capital da República da Tanzânia.

Após a conquista da independência, foi  nomeada, em Janeiro de 1976, chefe da Secção de Telefax da Presidência da República, que evoluiu para Centro de Comunicações do Comandante em Chefe das Forças Armadas. Permaneceu no cargo até 1991, ano em que o marido, Afonso Van-Dúnem M’binda, é nomeado embaixador de Angola junto das Nações Unidas.

Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem,  é actualmente deputada a Assembleia Nacional e secretária-geral da Organização da Mulher Angolana.