Luanda - Pelo menos 87 apartamentos ocupados ilegalmente, na Centralidade do Kilamba, no município de Belas, em Luanda, foram recuperados pela Sonangol Imobiliária e propriedades (Sonip), numa operação conjunta de despejo compulsivo judicial.

Fonte: Angop
kilamba despejo.jpg - 40.42 KBUma fonte policial disse segunda-feira, 13, que deste número oito estavam habitados, dois apresentaram documentos falsos e seis sem qualquer documentação e os restantes ocupados com alguns pertences, mas sem os ocupantes.

A acção iniciada na última quinta-feira abrangeu os edifícios “ W, X, Z, U, T, G e A”. O porta-voz da Sonip, Mateus Cristóvão, afirmou que a operação vai prosseguir até a retirada dos moradores ilegais e vai estender-se para as Centralidades  do Zango e Cacuaco.

No princípio do corrente ano, a Polícia Nacional deteve uma rede de trabalhadores da Sonip sob acusação de terem forjado contratos e facilitado a ocupação ilegal de mais de 100 apartamentos na Centralidade do Kilamba, cujos preços e modalidades implementadas não foram reveladas.

 A Sonangol Imobiliária e Propriedades (Sonip) iniciou, em 2012, a venda de habitações nas centralidades do Kilamba, Cacuaco, Capari, Km 44 e Zango (Condomínio Vida Pacífica).

As vendas foram processadas em Regime de Renda Resolúvel, com capital inicial e sem capital inicial, num horizonte de 15 a 20 anos. As habitações estiveram a disposição do público também em regime de arrendamento e de vendas a pronto pagamento.