Lisboa – É um grupo restrito criado pelo presidente desta instituição, José Tavares Ferreira. Os seus membros gozam de mais poderes que os dois vice-presidentes da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), e fazer parte dele é quase um sonho de muitos funcionários deste órgão.

Fonte: Club-k.net

Tavares faz questão de recompensar com benesses

Os funcionários – dentre eles: responsáveis dos gabinetes e seus adjuntos, assessores, chefes de sectores e secretárias – que fazem parte do “Elenco de luxo” foram minuciosamente selecionados (sabe-se lá como) por José Tavares. E estes só respondem única e exclusivamente a ele.

Estes dirigem e controlam – como lhes der na gana – tudo e todos. E não há ninguém que chegue ao presidente da CACL sem antes passar por eles. E na ausência de José Tavares são os membros deste restrito “grupo” que dirigem os destinos da CACL, enquanto que os dois vice-presidentes, Raimundo Lobato Neto (da área técnica, urbanismo, serviços técnicos e infraestruturas urbanas) e Francisca Fortes (do sector económico, social, produtivo e modernização administrativa) ficam simplesmente sentados nos seus gabinetes a ver navios.

Os benesses

São estes o principal motivo que faz com que a maior parte os funcionários da CACL sonhem fazer parte do “Elenco de luxo”. Apesar do seu comportamento negativo, José Tavares faz questão de recompensar (com os benesses) os membros deste pequeno grupo elitista.

O Club K sabe que desde o seu surgimento da CACL – em 2012 –, os membros deste elenco, em detrimento de outros funcionários têm vindo a beneficiar de várias mordomias, incluindo carros luxuosos (de marcas: Toyota Prado, Hyundai Tucson, entre outras) que recebem anualmente através da empresa “Ango Real”.

Sempre que efectua uma remodelação, o presidente da CACL ordena a empresa “Ango Real” a entregar viaturas aos recém nomeados, independentemente do cargo. Recentemente José Tavares ordenou atribuição de uma viatura de marca Hyundai Tucson a uma das suas secretárias (particulares) de nome Acácia.     

A par isso, os membros do “Elenco de luxo” são agraciados em receber dois vencimentos (o primeiro proveem do Governo Provincial de Luanda e o segundo da CACL), enquanto que outros funcionários (inclusive os dos gabinetes dos vice-presidentes) são injustiçados, beneficiando – sob a ordem de Tavares – apenas de um subsidio que proveem da CACL.    

Membros do “Elenco de luxo”

Num universo de quase centenas de trabalhadores, apenas 14 deles fazem parte do “Elenco de luxo”. Além receberem anualmente carros novos, os mesmos têm direito de ganhar dois vencimentos. E todos eles respondem única e exclusivamente ao José Tavares. Eis a lista:

1 – Naulila Massissa André, directora do gabinete do presidente da CACL. A mesma tem estado a menosprezar (de que maneira) os dois vice-presidentes, sobretudo quando os convoca para abordar questões de trabalhos. Em várias ocasiões, Naulila pôs Lobato Neto e Francisca Fortes a sua espera mais de 30 minutos.

2 – Noelma Cunha, directora adjunta do gabinete do presidente da CACL. Esta é apelidada nos corredores deste órgão como a “senhora presidente”, pelo facto de passar a maior parte do tempo (em privado) com o também general José Tavares.

3 – Helma Prisco Chimwelefene, assessora para área administrativa do presidente da CACL.

4 – Sergio Camões, assessor económico do presidente da CACL. A este José Tavares atribuiu a responsabilidade de movimentar – sem quaisquer restrições – as contas bancárias da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e de efectuar alguns pagamentos pontuais. Sergio é, de facto, o braço direito do homem forte da CACL.

5 – António Fiel “Didi”, director da Repartição da Cultura, Juventude e Desporto da CACL.

6 – Pedro Correia, director do Gabinete de Estudos e Planeamento do CACL. Este gabinete presta serviço de assessoria multidisciplinar que tem por objectivo elaborar estudos e análises sobre matérias compreendidas nas competências da Comissão Administrativa Municipal, planificar, programar e coordenar a realização de actividades globais do município. A Pedro Correia – substituí do cargo João Miguel Venâncio da Silva - é atribuído o apelidado “senhor das máquinas” pelo facto de se fazer acompanhar, diariamente, no seu local de serviço, com carros luxuosos diferentes de outros.

7 – Josina Maria Martins, responsável da gestão urbanística, construção e habitação da CACL. A ela é atribuída a responsabilidade de assinar os contratos com as empresas que executam obras inseridas no PIP 2014 da cidade de Luanda.  

8 – Daniel Jorge, responsável do Gabinete Jurídico e Contencioso. Estes gabinete presta o serviço de apoio técnico da Comissão Administrativa Municipal, incumbido de assegurar a execução de tarefas nos domínio de assessoria Jurídica, contencioso administrativo e estudos técnicos jurídicos inerentes aos órgãos e Repartição da Comissão Administrativa Municipal.

9 – Leticia Teta Lando, responsável do Gabinete de Documentação e Imagem. Esta área assegura o apoio nos domínios da documentação em geral e em especial, na selecção, elaboração e difusão de informações. A mesma recebeu recentemente uma viatura de marca Toyota Prado (penúltimo modelo) das mãos de José Tavares. Neste preciso momento encontra-se em Lisboa.

10 – Alcrécia Cavala, responsável do Gabinete de Intercâmbio da CACL. Esta área se ocupa das relações de cooperação a serem estabelecidas pela Comissão Administrativa Municipal de Luanda com as entidades e organismo nacionais e internacionais.

11 – Gioconda Tavares, chefe de secção do Gabinete de Intercâmbio da CACL.

12 – Amélia Teixeira João, responsável do Recursos Humanos. A ela é atribuída a responsabilidade de efectuar o pagamentos dos subsídios aos membros do “Elenco de luxo” e não só.

13 – Acácia, secretária pessoal do presidente do CACL. Esta iniciou a prestar serviço neste órgãos a menos de quatro meses. Recentemente foi-lhe atribuída um carro de marca Hyundai Tucson.

14 – Maria Peixoto, secretária do presidente do CACL.