Luanda - A falta de qualidade da prestação de serviços no sistema nacional de saúde tem sido um dos maiores problemas do sector e que deve merecer a devida atenção para se melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, admitiu quarta-feira, em Luanda, o secretario de Estado para a Saúde, Carlos Alberto Masseca.

Fonte: Angop
Carlos Alberto Masseca.jpg - 43.26 KBNa cerimónia de abertura do II Congresso da Clínica Girassol, Carlos Alberto Masseca referiu que estes problemas  reflectem-se naquilo que é o nível de satisfação individual em relação aos serviços prestados.

Por essa razão, salientou, este congresso está centrado em dois temas fundamentais, nomeadamente “a excelência e humanização e caminhos para a solução daquilo que hoje é um dos maiores problemas do sistema nacional de saúde, e pelo grau de satisfação dos utentes com relação a esta problemática”.

Segundo o responsável, nos últimos anos foram feitos grandes esforços incorporando-se as novas tecnologias e as formações contínuas no ramo da saúde para colmatar algumas lacunas registadas.

Na ocasião, lembrou ainda que  país continua a viver uma situação de alerta devido a epidemia provocada pelo vírus  do Ébola, não obstante os esforços feitos pelo executivo em criar um plano nacional de contingência. "Pois, continuamos a pensar que cada um de nós individual ou colectivamente deve participar deste esforço, de tal forma que se surgir um caso  a capacidade de resposta seja suficiente para resolver este problema", disse.

Segundo o secretário de Estado, este congresso enquadra-se a todo um esforço que vem sendo  feito pelo executivo no sentido de melhorar a qualidade de vida dos angolanos.

Avançou igualmente que  os objectivos deste congresso enquadram-se no plano nacional de desenvolvimento 2013-2017 e no plano nacional de desenvolvimento sanitário 2012/2025 , bem como na política para formação de quadros elaborada pelo governo .

"Acreditamos que neste congresso e nos diferentes temas vai-se rever um conjunto de aspectos ligados à complexidade do sistema de saúde, desde o nível primário ao terciário", concluiu.

O evento, designado "Girassol 2014", tem como objectivo oferecer uma visão ampla sobre o melhor conhecimento disponível da assistência à saúde, bem como proporcionar um espaço de convívio e troca de experiência  entre os profissionais de saúde, com enfoque para a utilização de novas tecnologias aplicadas à pratica clínica.