Luanda - A directora provincial da saúde de Luanda, a médica Rosa Bessa, confirmou, quinta-feira, em Luanda, que ate ao momento "ainda não foram registados casos positivos da epidemia do Ébola na capital do país".

Fonte: Angop

Segundo a responsável, que falava a imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por ocasião de uma sessão de supervisão das medidas de prevenção da doença, todas as orientações da Comissão Nacional estão a ser compridas, de formas a evitar a entrada da epidemia em Angola.

Entretanto, a doctora Rosa Bessa afirmou que os trabalhos de vigilância no aeroporto “estão a decorrer de forma positiva”, visto que os passageiros estão a colaborar, apesar de alguns apresentarem certa resistência, sobretudo alguns cidadãos nacionais, em relação ao termómetro utilizado para fazer a testagem no pavilhão auricular.

A directora manifestou ainda a sua preocupação pela falta do preenchimento do “boletim sanitário” pelos passageiros que chegam a Luanda, na medida em que assim deviam proceder desde que as companhias colocassem tais papéis nas suas aeronaves.

Diante disso, apela as entidades de direito para supervisionarem a colocação das referidas fixas nos aviões, de formas a serem preenchidas durante o voo.

A propósito, anunciou ainda que as autoridades sanitárias angolanas colocaram os referidos “banners” (mesa de testagem do ébola) de forma estratégica, próximos dos postos migratórios, na zona do check-in, nas salas de embarque, desembarque, postos fronteiriços terrestres e portos.

Desde o anúncio da doença, este ano, em alguns países da África Ocidental, disse, o Ministério da Saúde adoptou medidas rigorosas de vigilância em portos, aeroportos e nos meios de transportes oriundos de regiões com ocorrência de casos de ébola, assim como montou postos avançados de atendimento em distintas localidades.

Segundo Rosa Bessa, estas estratégias resultam, sobretudo, do facto de Angola ter passado a integrar o grupo de países com riscos "moderado a alto" de infecção por ébola, depois de casos confirmados na República Democrática do Congo (RDC), Serra Leoa, Libéria, Nigéria e Guiné Conakry.

O Ébola é uma doença hemorrágica causada por um vírus que pode rapidamente causar a morte. Transmite-se pelo contacto directo com o sangue, secreções ou outros fluidos corporais de um doente, cadáveres ou animais infectados.