Nota de Protesto sobre matéria publicada pelo F8 com foto do SG do BD em sítio impróprio

Luanda - Na edição nº 1206 de sábado, 27/09/2014, o Semanário Folha 8, de que V. Excia é Director, publicou, de forma extensa nas páginas 6 à 9 uma matéria relacionada com os assassinatos de Alves Kamulinde e Isaías Cassule. Um dos arguidos de tal processo dá pelo nome de António Gamboa Vieira Lopes.

Fonte: BD

Na pagina 8 o artigo é ilustrado com a fotografia do arguido que é considerado “assassino” pelo Semanário.

Na sua pagina 45 é elaborado um novo artigo com o mesmo sentido acusatório, relevando apenas o apelido de Vieira Lopes, mas, desta vez, com a fotografia do Secretário Geral do Bloco, Filomeno Vieira Lopes.

Havendo passado uma semana sem que o Semanário Folha 8 se retractasse, o Secretário Nacional de Informação e Comunicação do BD contactou o Director do Folha 8 que alegou desconhecer a matéria e que iria não só telefonar ao visado, mas igualmente retractar-se de tal situação. Passados mais uma semana nem o Secretário-geral do BD recebeu qualquer telefonema, nem a edição seguinte do Folha 8 fez menção ao assunto.

Nessas circunstâncias, quer pela relutância em retractar-se, quer pelo conteúdo da publicação, apenas cabe ao Bloco Democrático concluir que tal matéria foi propositadamente elaborada com o fito de confundir a opinião pública e colocar o Secretário Geral do Bloco Democrático em situação perigosa e o Bloco Democrático em descrédito perante a opinião pública.

Num país em que tudo serve de pretexto para a violência estrategicamente orientada pelo poder, em que a mentira e a farsa campeiam de forma sofisticada, sendo os verdadeiros defensores dos direitos do homem e da democracia perseguidos, não restam dúvidas que este tipo de acção dá o exacto motivo para que de forma camuflada se assassine o visado e se atribua a terceiros, do campo democrático, o móbil do crime.

Profundamente indignado e chocado o Bloco Democrático exige que o Semanário Folha 8 publique a presente nota com idêntico destaque e com a fotografia que é bem conhecida pelos responsáveis do Semanário.

Pela atitude do Folha8, o Bloco Democrático e o directamente visado reservam-se ao direito de colocar esta situação em outros fóruns.

Luanda, 15 de Outubro de 2014

O Secretariado Nacional do Bloco Democrático

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA