Luanda - O Secretário de Estado do Ensino Superior para a Supervisão, António Miguel André, reafirmou, neste fim-de-semana, em Beijing (República Popular da China), a vontade do Executivo Angolano aumentar o número de bolseiros nas mais diversas instituições de ensino no país asiático, sobretudo nas áreas de engenharia.

Fonte: Angop

Segundo uma nota de imprensa, chegada à Angop hoje, segunda-feira, António Miguel André falava durante um encontro com estudantes bolseiros e diplomatas angolanos acreditados na República Popular da China, que visou conhecer de perto os problemas que afligem os bolseiros tutelados pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE).

Lembrou que o Ensino Superior em Angola está em reforma e está em curso um regulamento de bolsas externas e internas para os melhores estudantes identificados com a ajuda dos institutos médios.

No âmbito do acompanhamento dos cerca de 60 bolseiros controlados pelo INAGBE, na China, o responsável anunciou a chegada nos próximos meses de um representante desta instituição para ajudar a resolver atempadamente os problemas dos bolseiros.

O governante angolano aproveitou a ocasião para falar do Plano Nacional de Formação de Quadros em curso no país para o período 2013- 2020.

O plano, referiu, contempla várias acções para o desenvolvimento do sector e que tem como principal meta o aumento quantitativo e qualificativo do número de técnicos médios e superiores e o reenquadramento do sistema de ensino segundo as necessidades do país.

Miguel André, que também escalou a Índia para o mesmo fim, faz-se acompanhar da directora-adjunta do INAGBE, Manuela Pinto, do director do Gabinete Jurídico do Ministério do Ensino Superior, Cláudio Azevedo e do consultor Victor silva.