Lisboa - O governo angolano atribuiu uma remuneração milionária ao grupo de conferencistas e moderadores estrangeiros que estiveram em Luanda, a enaltecer a figura do Presidente José Eduardo dos Santos, de 1 a 3 de Setembro, no âmbito do II Festival Nacional da Cultura - FENACULT, Edição 2014.

Fonte: Club-k.net

Executivo gastou 6 milhões de dólares  no Fenacult

A informação consta do Despacho n.º 1554/14, assinado pela Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva em que a mesma subdelega competência a secretária-geral daquele ministério, Luzia Júlio João, para assinar os "Contratos de Prestação de Serviço" com as referidas figuras.

De entre os conferencistas estrangeiros, que “prestaram serviço” de enaltecer o estadista angolano,  destacam-se a ex-representante especial do SG da ONU em Angola, Magareth Anstee, o ex-Presidente da Nigéria, Olesegun Obasanjo e o ex-Presidente da Namíbia, Sam Nujoma.

O documento que o Club-K teve acesso não revela a quantia exacta  que estas personalidades receberam. Porém,  tem-se  conhecimento que o Ministério da Cultura,  disponibilizou   USD 6 milhões e  558.220 mil dólares, para materialização do FENACULT.

Resumo das exaltações

No coloquio,  ex-representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Margareth Anstee, considerou Angola um país próspero. A prosperidade e a paz, segundo Anstee, foram conseguidas graças aos esforços do Presidente José Eduardo dos Santos. 

O antigo Presidente da Nigéria, Olusengo Obasanjo, considerou  o Chefe de Estado angolano como um homem de desenvolvimento, por fazer com que a unidade, a reconciliação e o desenvolvimento integrasse a cultura angolana.

Numa mensagem de vídeo divulgada ontem durante o colóquio, o presidente da Comissão da União Europeia, Durão Barroso, disse que a acção de José Eduardo dos Santos foi essencial para garantir a paz, unidade, reconciliação, democracia e desenvolvimento da angolanidade.

 

Cónego Apolónio dedicado a enaltecer PR

De lembrar que desde a véspera do “28 de Agosto”,  o cónego Apolónio Graciano tem estado a viajar incansavelmente  pelo interior de Angola, a realizar conferencias sobre  exaltação e divulgação  dos feitos  do  JES, a margem de uma  parceria com o Movimento Espontâneo do MPLA.

Na sexta-feira (25), passada, o sacerdote esteve a trabalhar na cidade do Luena.  O Club-K, desconhece se este sacerdote tem sido pago ou se faz por vocação/amor ao regime.