Lisboa - Está a ser recebida com  avidezes - em sectores da comunicação social em Angola - a “descoberta” segundo a qual uma publicação próxima ao regime, neste caso o “Novo Jornal”,  teria contratado um fotografo português, Duarte Lima Villas, para trabalhar nas suas instalações em Luanda.

Fonte: Club-k.net

Nacionais estão há dois meses sem salários 

A contradição que se verifica no tema prende-se pelo facto de o “Novo Jornal”, ter sido abalado a já algum tempo com uma crise financeira em que os seus trabalhadores/jornalistas de nacionalidade angolana ficaram dois meses sem receber os seus salários.  Porem; por detrás a publicação contrata expatriados.

Apesar de ser uma das publicações mais categorizadas no mercado nacional, o “Novo Jornal” é por outro lado, o jornal que mais preferência tem em trabalhar com profissionais estrangeiros. A sua actual directora, Verónica Pereira é uma cidadã portuguesa como também o  é um influente quadro daquela empresa de  comunicação social,  António Bilreiro.

De recordar que o Novo Jornal é um investimento da ESCOM, que é uma  empresa do grupo  português Espírito Santo, que através do Banco Espírito Santo Angola (BESA) tem  interesses na New Media Angola. (Isabel dos Santos detém parte do capital do BESA). O seu custo inicial envolveu a absorção de cerca de 1, 7 milhões de dólares. 

De algum tempo atrás,  o Novo Jornal terá passado para um nova empresa detida pelos interesses empresariais do banqueiro, Álvaro Madaleno Sobrinho.