Lisboa –  O activista e jornalista Rafael Marques de Morais, é o   convidado  para dissertar, no próximo dia 4 de Novembro, em Joanesburgo,  na terceira  palestra  anual  do  “Carlos Cardoso memorial lecture”, promovida pela Universidade de Wits, da África do Sul,  considera como uma das melhores de África.

Fonte: Club-k.net

O  “Carlos Cardoso memorial lecture”,   é um evento de debate,  em honra ao malogrado jornalista moçambicano Carlos Cardoso que foi estudante da Wits e deportado para Moçambique, em 1974, por causa do seu apoio ao Governo da FRELIMO. 

 

Cardoso  se tornou um importante jornalista, mas ao investigar um caso de fraude maciça, em que  políticos do regime da FRELIMO e suas famílias foram implicados,  ele seria  assassinado nas ruas de Maputo em 22 de Novembro de 2000.

 

Por sua vez  o palestrante, desta terceira edição, Rafael Marques  é um jornalista que é internacionalmente aclamado pelas  suas reportagens sobre o conflito de interesses, diamantes e corrupção no Estado angolano.  O mesmo dirige o portal Maka Angola.