Lisboa –  Um alto dirigente da JMPLA, Paulo Vicente Nzaji (na foto) é dado como o potencial candidato  para se tornar no próximo Secretário de Estado para Juventude em substituição de Nhanga Kalunga de Assunção que fora transferido para exercer funções equivalentes no ministério do Urbanismo.

Fonte: Club-k.net

O nome de Vicente Nzaji  consta de uma lista de proposta proveniente do braço juvenil do partido, ao qual perfilam outros candidatos recomendáveis.  De realçar  que a  pasta de Secretário de Estado para Juventude, passou a ser uma das quais a JMPLA propõe, em sintonia com o Ministro da Juventude e Desporto e por sua vez, este submete ao Presidente da República para a formalidade da nomeação.

Anabela Santos,  actual  deputada  e ex - líder da JMPLA de Luanda que também faz parte da lista foi entretanto chumbada, pela equipa de avaliação das propostas  ficando apenas como candidatos, os jovens Paulo Vicente e  Cláudio Aguiar, o líder do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

A probabilidade de  Paulo Vicente vir a ser o  escolhido para ocupar o cargo governativo, é baseada em predicados que o colocam em vantagens comparando a Cláudio Aguiar, que está  distanciado da doutrina da juventude do partido no poder mas que pensa-se reserva-lo para uma outra acomodação a nível do ministério da Juventude e Desporto.

Vicente é membro do Secretariado Nacional da JMPLA de que foi seu coordenador adjunto da comissão de Auditória  e igualmente alto funcionário do gabinete do Secretário-geral do partido, Paulo Julião “Dino Matross”. É  igualmente o coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Nacional da JMPLA à província do Moxico.

Paulo Vicente Nzaji  que é igualmente professor universitário na cadeira de história, é descrito como um jovem moderado. Goza da  estima de altos dirigentes do partido e da própria JMPLA,   ao contrario   de Cláudio Aguiar que ficou prejudicado pela fama  de ter supostamente   dado caminho incerto  a uma verba de 400 mil dólares que lhe foi dada a margem do encontro da juventude com o Presidente da República, para fazer chegar, como oferta,  aos  líderes da juventude oposta  ao regime angolano.