Paris -  Uma delegação empresarial francesa desloca-se à Angola nesta terça-feira para uma visita entre os dias 4 e 6 de Novembro, numa iniciativa do Movimento das Empresas Francesas (MEDEF), com o apoio das representações diplomáticas de ambos os países.

Fonte: Club-k.net


Em Luanda, os empresários franceses têm em agenda vários encontros com entidades governamentais – Ministério dos Transportes, Ministério da Construção, Ministério da Energia e Águas, Fundo Soberano para o Desenvolvimento de Angola, Comissão Administrativa de Luanda, Sonangol, Edel, ANIP – para além de procurarem entre o empresariado angolano potenciais parceiros, para projectos de investimento, em modalidades como joint-ventures.

No programa consta igualmente um forum de negócios que deve juntar empresários angolanos e franceses, a decorrer quarta-feira num dos hotéis de Luanda para além de uma deslocação à província do Bengo. Segundo o Embaixador de Angola em França, Miguel da Costa, procurou-se nesta viagem, dar prioridade as empresas que queiram investir em sectores de actividade económica, fora do petrolífero.

“Em Angola, os homens de negócios oriundos da França devem aproveitar as oportunidades, no quadro da diversificação da nossa economia pois estes dispõem de know-how e tecnologia adaptadas às nossas necessidades em áreas como os transportes, agricultura, industria agro-alimentar e do sector dos serviços como o turismo”, defendeu o diplomata angolano.

O MEDEF, também conhecido por representar o patronato francês, congregou nesta missão cerca de 52 entidades entre as quais se destacam empresas como a Alstom, Crédit Agricole, EDF, RATP, SNCF, Vinci, Societe General, Bouygues, entre outras.

A missao empresarial francesa é chefiada por Dominique Lafont, presidente do conselho de Empresas França-Africa Austral do MEDEF internacional, para quem esta viagem de prospecção realiza-se no seguimento da abertura apresentada pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, quando este discursava no fórum com os empresarios franceses, em Abril passado, tendo manifestado o seu interesse em alargar a cooperação do ponto de vista económico entre Angola e a França.