Luanda - Angola vai enviar uma força militar de cerca de dois mil homens para participar nos esforços de manutenção da paz na República Centro-Africana(RDA) a pedido da União Africana e das Nações Unidas.

Fonte: VOA

O presidente angolano já notificou o parlamento sobre o envio de tropas para a RCA, disseram fontes no parlamento.

O jornal O Pais, na sua versão electrónica, que noticiou a carta em primeira mão, disse que a unidade foi preparada nos últimos tempos e está estacionada na província do Bengo.

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional terá recebido a carta da Presidência da República no dia 7 do mês passado, manifestando a intenção de enviar tropas à RCA, a pedido da presidente interina daquele país, Catherine Samba-Panza, da União Africana e das Nações Unidas

A fonte no parlamento disse que estão preparados para partir meios militares e forças num número que ronda os 1900 homens.

Fonte oficial da Assembleia Nacional assegurou ainda que os deputados já foram informados sobre o conteúdo da carta do Presidente da República na qual o estadista sustenta que a presença das tropas angolanas na RCA no quadro das Nações Unidas é a que melhor se adequa à presente conjuntura regional e internacional.

A intenção de enviar tropas à RCA tinham sido manifestada em Nova Iorque pelo ministro das Ralações Exteriores Jorge Chikoty, por altua da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na altura o presidente do Partido de Renovação Social (PRS) Eduardo Cuangana e o porta-voz da Casa-CE , Lindo Bernardo Tito haviam chamado a atenção, em declarações à VOA, para a necessidade de o presidente ter de notificar o parlamento sobre o envio de tropas para fora fronteiras do país, alegando tratar-se de um imperativo constitucional.

As tropas a serem enviadas para a RCA estão repartidas numa unidade médica, uma mecanizada, uma motorizada e dois batalhões.