Luanda - O Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, que este partido é, de facto, o principal impulsionador do processo democrático em Angola e das campanhas para a organização da sociedade civil.

Fonte: Angop

José Eduardo dos Santos que falava na sessão de abertura da reunião do Comité Central do MPLA, destacou de igual modo a participação construtiva do partido na resolução dos problemas do povo, bem como para a afirmação de Angola como nação unida e soberana que almeja a prosperidade para todos.

No plano material frisou, o MPLA, que recebeu o mandato do povo para governar, levou a cabo o processo de reconstrução nacional pôs - conflito, que está em fase de conclusão, e lançou as bases para promover o desenvolvimento económico e social e o bem-estar das populações.

"Podemos concluir que a moção de estratégia do líder, aprovada no último congresso, está a ser escrupulosamente aplicada", destacou o estadista, salientando que as orientações gerais desta moção foram retomadas e reforçadas com orientações específicas em variados domínios no programa eleitoral que o MPLA apresentou as eleições de 2012 e que foi sufragado.

Disse que passados quase dois anos e meio, constata-se que existe um processo de continuidade na sua execução, que regista um balanço positivo.

A 8ª Sessão ordinária do Comité Central que deve terminar ainda hoje a tarde está abordar temas como a Apreciação do Projecto de Relatório do Comité Central ao 5º Congresso Extraordinário do MPLA e Respectivo Projecto de Resolução; Apreciação do Projecto de Tese “O Melhoramento da Vida Interna do Partido e Maior Inserção do MPLA na Sociedade” e Apreciação do Projecto de Tese “O MPLA e os Desafios Político -Eleitorais”.

Apreciação das Propostas de Ajustamentos Pontuais aos Estatutos do MPLA; Apreciação do Parecer da CDA (Comissão de Disciplina e Auditoria) do Comité Central sobre a Regularidade das Conferências Provinciais Extraordinárias de Cabinda e do Cuando-Cubango, consta também dos trabalhos.

Apreciação do Projecto de Plano Geral de Actividades do MPLA e do Plano de Eventos para o Ano de 2015 e a Apreciação da Informação/Proposta sobre a Elaboração do Projecto de Orçamento Geral do Partido para o Ano de 2015, consta igualmente da agenda do encontro.

José Eduardo dos Santos defende melhoria de vida dos mais vulneráveis

O Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, insistiu  na necessidade de se trabalhar com afinco para a aplicação do Programa Eleitoral do MPLA, com vista a melhorar as condições de vida das pessoas, particularmente as que vivem no campo e nas periferias das cidades.

“(...) Como vêem, apesar de crise que vamos experimentar no próximo ano, por causa da queda dos preços do petróleo, há tarefas inadiáveis e urgentes, diria mesmo imprescindíveis para a aplicação daquela directiva”, disse José Eduardo dos Santos quando discursava na abertura da 8ª sessão ordinária do Comité Central do MPLA.

“Devemos concentrar os nossos esforços, a nossa atenção para que este programa ou subprogramas sejam executados com êxito, pois isto não será possível realizar-se ao nível do Executivo sem o apoio e a participação efectiva dos membros do partido”, reforçou.

O Presidente do MPLA disse que o apelo é extensivo àqueles que estão em tarefas executivas e no aparelho do Estado, assim como aos que trabalham na Assembleia Nacional e em outras estruturas administrativas do partido.

“Ao contrário do que fazem os outros partidos, nós evitamos a retórica, estudamos as soluções para os problemas do país e passamos à acção”, disse.

Segundo José Eduardo dos Santos, assim o MPLA continuará a combater com firmeza a pobreza e a tomar medidas para melhorar a taxa de desenvolvimento humano, promover a educação moral e cívica e a participação dos cidadãos na resolução dos problemas gerais.

Para o efeito, disse que em todas as frentes de trabalho, os militantes do MPLA devem actuar com abnegação e dedicação, e mobilizar os outros cidadãos pelo seu bom exemplo.

José Eduardo dos Santos felicitou os presentes pelo 11 de Novembro, dia da proclamação da independência nacional, e pelo 10 de Dezembro, data da fundação do MPLA, que brevemente serão comemorados.