Malanje - O governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos "Kwata Kanawa", considerou hoje, sábado, nesta cidade, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, como sendo uma figura política incontornável do país, que muito jovem engajou-se com outros angolanos, na luta pela independência nacional que se concretizou a 11 de Novembro de 1975.

Fonte: Angop

Kwata Kanawa.jpg - 79.45 KBFalando durante a cerimónia de encerramento do acto de exaltação e divulgação dos feitos do Presidente da República, o governante referiu que José Eduardo dos Santos muito cedo abdicou dos prazeres da juventude para se dedicar à luta pela Independência Nacional que posteriormente trouxe a paz e permitiu devolver a segurança das famílias bem como facilitar a mobilidade das pessoas.

Precisou que a paz possibilitou a implementação do ensino superior em todas províncias, construção de mais escolas, hospitais, centros de saúde, melhoria no fornecimento de água potável, energia eléctrica, aumento das áreas de cultivo, o regresso da população deslocada as suas áreas de origem e o reencontro de muitas famílias separadas pela guerra.

“Com a paz constatamos também o surgimento de grande investimento no domínio da agricultura e agro-indústria como a instalação no município de Cacuso, das fazendas Pungo Andongo, Biocom, Pedras Negras, cujos investimentos garantiram muitos empregos aos jovens”, disse.

No domínio da formação académica, realçou que Malanje ganhou a Faculdade de Medicina que este ano coloca já no mercado de emprego 44 médicos que vão contribuir para a melhoria da assistência médica da população, e que a par desta unidade orgânica, estão também implementados na província o Instituto Superior e a Escola Superior Politécnica que este ano lança também os seus primeiros licenciados.

“Olhando para o passado recente e as mudanças em curso, não há dúvidas em afirmar que o futuro é promissor e, estamos comprometidos em transformar Malanje numa terra boa para se viver”, sustentou.

O acto de exaltação e divulgação dos feitos do Presidente da República, enquadrado nas festividades do 11 de Novembro, dia da Independência Nacional foi promovido pelo Movimento Nacional Espontâneo.

Durante o evento foi exibida uma peça teatral que retratou os vários momentos histórico do Presidente da República, desde o início da sua vida política até a sua investidura em 2012.