Cabinda - A construção do Porto das Águas Profundas em Cabinda têm causado algum mau-estar junto da população que detinham terrenos na localidade do Caio onde, propriamente, serão concluídas infra-estruturas há muito clamadas pela classe empresarial local.

Fonte: Club-k.net

As populações querem muito o Porto mas também entendem que é preciso negociar com os particulares que durante anos e anos  usufruem título precário dos direitos fundiários na zona contígua ao Porto a ser erguido ainda que à título precário.

É que existe um processo indmnizatório a que Governo da Província de Cabinda tem remetido em omissão em prejuízo dos particulares da região. Inconformados, alguns interessados têm vindo a pressionar, como seria, juridicamente, racional uma negociação, ao que foi respondido com poder desproporcional pelo governo da Aldina da Lomba ao incriminar um dos visados mandando-lhe para cadeia com alegações de substrato político que nada terão a ver com os reclamantes.

Neste preciso momento, encontra-se detido na Cadeia de Yabi o cidadão José Barreto Claver Pitra tão somente por tentar persuadir a outra parte no sentido de ter em atenção as expectativas da sua família que se viu arredada de manter seus interesses na zona em questão.  José Barreto Claver Pitra teve a pouca sorte pelo facto de seu progenitor deter na zona um espaço onde dentre outras coisas criava o seu gado colocado nesta altura em lugar incerto.

De recordar que nunca as famílias negaram a construção do Porto de Águas Profundas na Província até mesmo a julgar pelo interesse público em causa até porque terá sido orientado superiormente um processo que, igualmente, iria culminar com a satisfação de interesse dos particulares aglutinados no local que, por incrível que pareça, alguns auxiliares do poder executivo naturais da província teimam em respeitar deixando apenas antever uma espécie de linchamento de tipo familiar em Cabinda.

Trata-se, ao que se pode concluir,  duma tentativa de demonstração de força com escopo para  humilhação de tipo familiar com mecanismo de incriminação política quando no fundo estão em jogo interesses empresariais. 

                                                                                                                                         Simão Pedro