Washington - Em nome do presidente e do povo dos Estados Unidos, felicito o povo de Angola quando celebra o dia da sua independência nacional, 11 de Novembro.

Fonte: VOA

Em Maio último, viajei para Luanda para testemunhar em primeira mão o progresso do vosso país. Do avião, vi petroleiros no porto de Luanda transportando os frutos do vosso milagre económico. Visitei a fábrica da General Electric, onde escutei como as companhias americanas empregam e treinam milhares de angolanos. E conversei com seis extraordinários jovens líderes angolanos que fazem parte da Iniciativa dos Jovens Líderes Africanos e que vão continuar o progresso obtido desde que a paz chegou a Angola.

Após o encontro com o vosso presidente, José Eduardo dos Santos, e com o Ministro das Relações Exteriores, Rebelo Chikoti, posso dizer com confiança que Africa está em movimento. E Angola lidera o caminho.

Este Verão, tive o prazer de prosseguir o nosso diálogo acolhendo o Vice-Presidente Vicente em Washington na Cimeira dos Líderes Africanos. Discutimos assuntos críticos como o nosso empenho comum na paz e segurança regionais e como continuar a procurar novas oportunidades de crescimento para beneficio dos Angolanos e Americanos.

E quando celebram este dia especial, os Estados Unidos estão ao vosso lado como parceiro e amigo.

John Kerry