Lisboa - Os assaltantes que invadiram a casa de Manuel Ferreira dos Santos esta terça-feira à noite no bairro de Calohombo, em Benguela, Angola, estavam armados e não perdoaram o engenheiro português por ter oferecido resistência. Executaram-no com um tiro no peito e fugiram antes de conseguirem abrir o cofre.

Fonte: CM/DN

Só neste ano já foram assassinados pelo menos quatro portugueses em Angola, dois dos quais foram mortos no passado mês de outubro. A Polícia já está a investigar o caso e à procura dos assaltantes.

Manuel Ferreira dos Santos, conhecido pelos amigos de Vila Real, onde passou vários anos da sua vida, por ‘Neca’, tinha 53 anos e estava há cerca de cinco em Angola. Quando os assaltantes perceberam que Manuel dos Santos estava a oferecer resistência, amarraram-lhe as mãos e executaram-no com dois  tiro. Manuel dos Santos não resistiu aos ferimentos.

O corpo, foi encontrado dentro de casa cerca das 04:00 horas (menos uma hora em Lisboa) de terça-feira, feriado em Angola, por duas empregadas da pastelaria que o foram procurar, estranhando a sua ausência.

Segundo fonte da polícia local, os autores do crime terão levado dinheiro e bens da casa do empresário português, que foi encontrado amarrado, suspeitando as autoridades que tenha oferecido resistência durante o assalto.

O empresário estava agora a explorar a padaria Dom Doce em Benguela e o negócio corria bem.

Natural de Joanesburgo, África do Sul, Manuel dos Santos criou com outro gerente, na década de 90, a discoteca Andrómeda, em Vila Real. Há cinco anos decidiu ir para Angola com a mulher. A vítima deixa duas filhas que estudam em Lisboa.

A família e os amigos ficaram em choque quando souberam desta tragédia.