Luanda - O Bureau Político do MPLA expressou nesta sexta-feira, em comunicado, sentimentos de pesar pelo falecimento do seu secretário para as Relações Internacionais e presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança, Afonso Van-Dúnem "Mbinda", ocorrido hoje, por doença, em Luanda.

Fonte: MPLA

Pelo infausto acontecimento, aquele organismo permanente de direcção do Partido, divulgou o seguinte Comunicado:   

O Bureau Político do Comité Central do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Camarada AFONSO DOMINGOS PEDRO VAN-DÚNEM “MBINDA”, Secretário do BP do Partido para as Relações Internacionais e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança, ocorrido hoje, sexta-feira, dia 14 de Novembro de 2014, em Luanda, por doença.

Nacionalista de fortes e grandes convicções, o Camarada AFONSO VAN-DÚNEM “MBINDA”, que contava 73 anos de idade, dedicou toda a sua vida à causa do povo angolano, tendo ingressado nas fileiras do MPLA em 1961, aos 20 anos de idade.

Durante a Luta de Libertação Nacional de Angola, este abnegado dirigente participou na Conferência Nacional do Movimento, em Léopoldville (actual Kinshasa, República Democrática do Congo), em 1962 e foi representante do MPLA em Lusaka, República da Zâmbia e Secretário particular do saudoso Camarada Presidente Agostinho Neto.

Posteriormente, já na Angola independente, o Camarada AFONSO VAN-DÚNEM “MBINDA” ocupou, sucessivamente, os cargos de Director do Gabinete do Presidente Agostinho Neto, de Comissário Provincial de Luanda, de Ministro das Relações Exteriores, de Embaixador na Organização das Nações Unidas e, após as Eleições Gerais de 2012, de Deputado à Assembleia Nacional, funções que suspendeu, recentemente, por incompatibilidade.

Nesta hora de profunda dor, o Bureau Político do Comité Central do MPLA curva-se perante a memória do Camarada AFONSO VAN-DÚNEM “MBINDA” e apresenta à família enlutada, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, os seus mais sentidos pêsames.

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 14 de Novembro de 2014.

Dados biográficos 

Afonso Van-Dúnem M'Binda nasceu em Luanda, em 7 de Setembro de 1941. Começou a carreira política em 1970 e serviu, até 1972, como representante do MPLA na Zâmbia e como Coordenador de Relações Exteriores do MPLA na República Unida da Tanzânia.

Em 1976,  foi secretário do MPLA, membro do Comité Central e Governador da Província de Luanda. Em 1977 foi eleito membro do Comité Central no Primeiro Congresso do MPLA. No ano seguinte, foi nomeado secretário de Informação do MPLA. 

Foi igualmente  Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas. Em 1979, foi Secretário do Comité Central do MPLA para as Relações Externas. Afonso Van-Dúnem Mbinda foi eleito deputado da Assembleia do Povo, em 1980 e membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, em 1985.

De 1985 a 1989, Afonso Domingos Van-Dúnem ‘M’Binda’ foi o terceiro, depois de José Eduardo dos Santos e Paulo Teixeira Jorge, ministro das Relações Exteriores de Angola. Em 03 de Setembro de 2010, foi eleito Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Exteriores.

Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem “Mbinda”, casado e pai de cinco filhos, era, até a data da sua morte, presidente da Fundação Sagrada Esperança.