Luanda - Assim apela o aforismo Chinês se um ovo se rompe por forças exteriores a vida termina, mas se ele se rompe por uma força interior a vida começa, grandes coisas começam a partir da mudança interior, da mudança da atitude, do comportamento, da consciência, do ego do ser humano, pois que onosso pensamento constitui o objecto da acção.

Fonte: Club-k.net

A higiene é a alma da saúde, a educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo diz o aforismo popular.

A vida constitui um fenómeno impar, singular e inegável na trajectória de qualquer ente vivente, de então, passamos pelo mundo uma única vez e tudo que temos de fazer, não pode ser adiado, não obstante, o amanhã constitui um intento alheio. No entanto, a saúde revela – se como um recurso capital inadiável para a existência da vida de um ente humano, embora de acordo com a OMS, o conceito de saúde transforma este fenómeno num recurso irrealizável em sua plenitude, em virtude da sua ampla complexidade, tal como é expressa pela vontade da OMS como um completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a isenção de doenças ou patologias no seu senso comum, pela ironia do destino, o ser humano é a depositária de um mar de problemas advindo do seu quotidiano, traduzindo – se numa impossibilidade a inexistência de vitupério no âmbito físico, social ou mental, nesta óptica, urge a necessidade da aplicabilidade de esforços desafiadores das barreiras impostas pela vida quotidiana, no que concerne oalcance da saúde, não obstante, saibamos que as maiores proeza de que a história da humanidade submeteu – se foram oriundas daquilo que se parecia impossível.

A prevenção constitui um recurso inigualável no que concerne a pugna contra moléstias endémicas ou epidémicas, assim como as questões atinentes a redução das doenças de índole crónica e somática. Prevenir encontra – se num lugar cimeiro com relação ao tratamento, podemos sem dúvida afirmar que, seria mais viável se considerássemos a prevenção como depositária necessária e urgente dos esforços permanentes dos cidadãos angolanos na busca da saúde permanente, em virtude do afastamento de suas vidas das ameaças advindas das enfermidades.

Devemos cuidar do meio ambiente com amor, carinho e patriotismo, somos nós mesmos os verdadeiros senhores que assumimos e assumiremos o destino da nossa saúde, hoje e no seu futuro amanhã, no entanto somente na consciência exacta do nosso comportamento poderemos salvaguardar a nossa saúde.

É necessário revitalizar a nossa atitude, não obstante, se não redefinirmos anossa atitude mesmo com esforço provindo da Elisal, a higiene estará longe de ser efectiva. É necessário a disciplina para que o entusiasmo que nos animasirva a nossa inteligência. Urinar ou defecar na rua constitui um acto ilícito antónimo ao civismo, prejudicial a saúde, deitar latas, garrafas ou outros resíduos nas estradas, constituem atitudes que ofuscam os desejos de termos um dia uma cidade limpa e sadia. No fundo de tudo entre o desejo de vermos umaLuanda limpa e isenta de enfermidades existe uma distância que chamada comportamento saudável.

Através da higiene seremos capazes de afastar a malária que abarrota nossos hospitais transformando bancos de urgências em campos de acampamento de utentes, afastaremos as gastroenterites e enterocolites que encontram o seu comando assentado no lixo, e imbuem no âmago social uma agregação de desarranjos intestinais, distorcendo a felicidade desfrutada pelo horizonte do homem, definhando a saúde de nossos meninos, mandando para o espaço celestial muitos de nossos irmãos.

No entanto, se o saneamento básico e a atitude saudável forem um preconceito, a doença será consequência, a nossa saúde estará algemada em enigmas que só reflectem situações problemáticas e complexas.

Sem perder norte, podemos acusar aos resíduos sólidos urbanos como subterfúgio crucial no qual o desenvolvimento de microorganismos patogénicos promotores de doenças endémicas é um facto, neste âmbito, os resíduos sólidos constituem o meio de cultura cimeira pela qual a disseminação das enfermidades coloca deforma afincada a sua trajectória num ritmo mórbido de vária ordem. Sendo assim, fazer face acérrima ao lixo deve – se constituir numa determinação firme e imperativa de constituir uma Angola limpa e sadia; para que possamos apartar a nossa sociedade das catástrofes estupendas infundidas pelo mar de bactérias e vírus que lambem a saúde do público. Não se pode atribuir unicamente a Elisal e as demais empresas de limpeza a responsabilidade intrínseca do combate ao lixo do meio, mas sobre tudo a união de esforços, de todos os citadinos Luandenses e de Angola fora, o esforço titânico multissectorial, assim como a mudança de postura do cidadão, com atitudes salubres que visam debelar a propagação dolixo pelas ruas fora.

A título de exemplo colocamos a nossa atitude pouco aceitável como uma das âncoras geradoras deste mal, por exemplo ao consumir uma bebida ou após um alimento rápido como magoga ou cabritel, ou ainda franguitel, se usarmos a rua como depositária dos resíduos por nós produzidos, estaríamos a contribuir na propagação do lixo, não estaríamos a ajudar a Elisal e as demais empresas de limpeza, doutro lado se o consumo de substâncias pelo cidadão se sucede com uma atitude saudável como o de buscar meios de depósito do lixo produzido pelo cidadão, como o colocar de resíduos sólidos em baldes apropriados ou num local de deposição do lixo, contribuirá de forma consciente no acto de recolha dolixo pela Elisal. Por outro lado, o fenómeno que veicula o lixo comercial, sobre tudo das vendas ambulantes que se transformam em vendas imóveis, transformando o local de venda em verdadeiras paragens do lixo, pois que, não encontra – se anexado na mente do vendedor o desejo de manter limpo o espaço por onde vende, como resultado os resíduos oriundo da venda agregam – se neste lugar desconhecido pela higiene, transformando o lugar num caos autentico, numa casa obrigatória do lixo.

É necessário enterrar o conformismo deformador na terra do esquecimento, pois que o conformismo está equiparado a morte em vida, pela inércia que acarreta emvirtude da sua inviabilidade, mudar de postura, ter uma atitude salutar no que concerne o destino final do lixo produzido por nós. Devemos encarar o desejo de ter o meio limpo como um desafio cimeiro, nunca usar as ruas como pias secas para urinar ou então usa – la como destinatária de dejectos humanos, nem tão pouco devemos transformar as nossas ruas em praças de lixo, em habitats de roedores e artrópodes, devemos ter uma atitude consciente que visa manter alimpeza do meio ambiente.

A saúde humana está intrinsecamente ligada a higiene básica do meio. Mas antes de sabermos os mecanismos pelos quais atingiremos a eliminação do excesso de lixo ou resíduos sólidos, vamos nos debruçar neste fenómeno.

Podemos realçar que o saneamento básico débil é nocivo à saúde pública sendo susceptível de sujeitar o surgimento de inúmeras enfermidadespelas condições predispostas a criação de agentes transmissores das doenças e pelo desenvolvimento de veículos de doenças.

As moscas são insectos que se desenvolvem em ambientes onde o lixo ocupa lugares cimeiros, e transmitem ao homem inúmeras doenças como salmonelose, verminoses, disenterias, febre tifóide, o mosquito um vector cujo seu desenvolvimento é produto de águas paradas, latas, e lixo, transmite aos humanos a malária, a dengue, a chikungunha, a febre-amarela, a leishmaniase, a filariase, as baratas transmitem ao homem febre tifóide, verminoses, difteria, distúrbios gastrintestinais como gantrenterites infecciosas e enterocolites infecciosas, os ratos transmitem ao homem leptospirose, hantavirose, peste bubônica.

Linhas breves de como manter o ambientem limpo:

- Condicione o lixo em sacos plásticosfechados e sem furos, em recipientes com tampa;

- Construa uma porta lixo, para colocar os sacos e embalagens contendo o lixo, evitando que cães e gatos o espalhem;

- Não queime lixo, pois além de poluir o ambiente pode afectar a saúde das pessoas;

- Lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte.