Lisboa - O  debate na generalidade, sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado realizado no passado dia 13 de Novembro, na Assembleia Nacional, em Luanda foi   marcado por uma intervenção da deputada da UNITA, Mihaela Webba que mereceu “ataques pessoais” da bancada do MPLA que a considerou alguém que faltou com  respeito ao Presidente José Eduardo dos Santos.

Fonte: Club-k.net

Acusam-na de ter faltado respeito á JES

De acordo com registo, a deputada ao pedir a palavra  expressou exactamente nos seguintes termos:  “digníssimos, caros Auxiliares do Titular do Poder Executivo, com o devido respeito, digam ao chefe, ao Vosso Chefe, que não podemos aprovar este OGE pelas razões a pouco apontadas, mas, sobretudo porque o mesmo promove o nepotismo, o clientelismo, a exclusão de cidadãos de modo discriminatório por razões de filiação partidária e por fim promove a corrupção e acumulação primitiva de capitais, como tem acontecido com os exercícios anteriores. Que a «Tolerância Zero» seja ressuscitada também no momento da execução do Orçamento Geral do Estado”

Logo após ao pronunciamento da deputada da UNITA,   surgiram  reações da Bancada parlamentar do MPLA iniciadas  com a posição do deputado João Pinto que pediu um ponto de ordem para rebater. Pinto recorreu a argumentos jurídicos para transmitir que o Presidente da República é o Chefe do executivo e que merecia respeito.

Por seu turno, o deputado do MPLA, Sérgio Luther Rescova que também sentiu-se “ferido” pelas palavras de Mihaela Webba, enveredou por  pormenores  pessoais contra a sua colega da oposição. Invocou que no parlamento havia gente como a deputada Webba que no seu ponto de vista são “mal criadas” e que acha que  “tudo que aqui é inconstitucional”.

O deputado  que é também Secretário Nacional da JMPLA, pós em causa a formação académica de Webba questionando em que Universidade ele teria estudado.

Disse ainda que ela (Webba) era uma faltosa da “casa das leis”, um reparo que de acordo com  testemunhas  foi eivado de má-fé, e aproveitamento político por parte do líder da juventude do regime.

  A  deputada Mihaela Webba esteve  largos meses ausente da Assembleia Nacional, por conta do período de gestação delicada  que a levou ir dar a luz no exterior do país, onde há melhores condições de saúde.